MME lança versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

A versão do PDE 2031, na língua inglesa, facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicam, nesta segunda-feira (05/09), a primeira versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

O PDE é um estudo publicado anualmente que subsidia decisões de política energética e fornece ao mercado informações que permitem a análise do desenvolvimento do setor energético e das condições de suprimento sob diferentes cenários futuros.

De acordo com o Cenário de Referência do PDE 2031, estima-se que: (i) a participação das energias renováveis na matriz energética brasileira deverá aumentar, atingindo o patamar de 48% em 2031; e (ii) a capacidade instalada de geração de energia elétrica brasileira deverá atingir um nível de renovabilidade de 83% em 2031.

A versão do PDE 2031 na língua inglesa facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil, dando, assim, maior visibilidade às oportunidades no setor energético brasileiro aos investidores estrangeiros.

Elaborado sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME, o documento indica as perspectivas de expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos segmentos energéticos. 


MME launches English version of the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE) 2031

The Ministry of Mines and Energy (MME) and the Energy Research Company (EPE) publish, this Monday (09/05), the first English version of the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE) 2031.

The PDE subsidizes energy policy decisions and provides the market with information that allows the analysis of the development of the energy sector and supply conditions under different future scenarios.

According to the PDE 2031 Reference Scenario, it is estimated that: (i) the share of renewable energies in the Brazilian energy matrix should increase, reaching a level of 48% in 2031; and (ii) the installed capacity of Brazilian electricity generation is expected to reach a level of renewability of 83% in 2031.

The English-language version of PDE 2031 will facilitate the international community's access to Brazil's energy prospects, thus giving greater visibility to opportunities in the Brazilian energy sector to foreign investors.

Prepared under the coordination of the Secretary of Energy Planning and Development (SPE) of the MME, the document indicates the perspectives of expansion of the energy sector in the horizon of ten years, within an integrated vision for the different energy segments.

Access the English version of PDE 2031. 

Acesse a versão em português.

Arte_Divulgacao.png

 



Notícias Relacionadas

EPE divulga Caderno de Estudos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do ano de 2022

02/02/2023 - Rotineiramente a EPE publica uma série de estudos e pesquisas sobre geração e transmissão de energia elétrica, destinados a subsidiar o planejamento energético setorial. Alguns desses relatórios são de publicação periódica, como aqueles sobre os leilões de energia e de transmissão, enquanto outros buscam responder questões específicas, como aqueles sobre determinadas tecnologias.

MME e EPE publicam novo caderno do PDE 2032: Eletromobilidade

01/02/2023 - A eletrificação do transporte rodoviário no Brasil deve expandir-se continuamente ao longo da próxima década, avançando de forma significativa em certos nichos de aplicação. A penetração de motorizações alternativas no licenciamento de novos veículos semileves e leves, para uso com o transporte cargas, deve ser particularmente elevada, alcançando, em 2032, cerca de 20% para elétricos e 15% para híbridos. Contribuem para isso a eletrificação de nichos como da entrega em última milha, estimulada por compromissos ESG de grandes empresas, e por crescentes restrições às emissões e à circulação de veículos poluentes em áreas urbanas, principalmente metrópoles.

Resenha Mensal: O consumo nacional de energia elétrica foi de 43.347 GWh em dezembro de 2022, expandindo 1% em comparação com mesmo mês de 2021

31/01/2023 - A classe residencial (+4,6%) puxou a alta, seguida pela classe comercial (+1,7%), enquanto a indústria (-1,0%) experimentou retração no consumo. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 508.576 GWh, alta de 1,2% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE divulga Caderno de Publicações da EPE sobre Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em 2022

31/01/2023 - Diante da grande quantidade de estudos realizados, este caderno serve de compêndio de todas essas publicações, apresentando um breve resumo de cada estudo, a data de publicação e o endereço eletrônico para acesso aos documentos completos. Busca-se assim uma transparência ativa e a divulgação dos diversos trabalhos produzidos pela EPE, contribuindo para a formulação de políticas públicas e a definição de diretrizes estratégicas no setor energético brasileiro.

MME e EPE publicam Sensibilidades e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural do PDE 2032

30/01/2023 - O caderno Sensibilidades e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural tem o objetivo de detalhar as previsões apresentadas no caderno anterior, discutir alternativas através da análise de sensibilidade para alguns tópicos e ressaltar aspectos econômicos.