MME lança versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

A versão do PDE 2031, na língua inglesa, facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicam, nesta segunda-feira (05/09), a primeira versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

O PDE é um estudo publicado anualmente que subsidia decisões de política energética e fornece ao mercado informações que permitem a análise do desenvolvimento do setor energético e das condições de suprimento sob diferentes cenários futuros.

De acordo com o Cenário de Referência do PDE 2031, estima-se que: (i) a participação das energias renováveis na matriz energética brasileira deverá aumentar, atingindo o patamar de 48% em 2031; e (ii) a capacidade instalada de geração de energia elétrica brasileira deverá atingir um nível de renovabilidade de 83% em 2031.

A versão do PDE 2031 na língua inglesa facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil, dando, assim, maior visibilidade às oportunidades no setor energético brasileiro aos investidores estrangeiros.

Elaborado sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME, o documento indica as perspectivas de expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos segmentos energéticos. 


MME launches English version of the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE) 2031

The Ministry of Mines and Energy (MME) and the Energy Research Company (EPE) publish, this Monday (09/05), the first English version of the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE) 2031.

The PDE subsidizes energy policy decisions and provides the market with information that allows the analysis of the development of the energy sector and supply conditions under different future scenarios.

According to the PDE 2031 Reference Scenario, it is estimated that: (i) the share of renewable energies in the Brazilian energy matrix should increase, reaching a level of 48% in 2031; and (ii) the installed capacity of Brazilian electricity generation is expected to reach a level of renewability of 83% in 2031.

The English-language version of PDE 2031 will facilitate the international community's access to Brazil's energy prospects, thus giving greater visibility to opportunities in the Brazilian energy sector to foreign investors.

Prepared under the coordination of the Secretary of Energy Planning and Development (SPE) of the MME, the document indicates the perspectives of expansion of the energy sector in the horizon of ten years, within an integrated vision for the different energy segments.

Access the English version of PDE 2031. 

Acesse a versão em português.

Arte_Divulgacao.png

 



Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.