MME lança versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

A versão do PDE 2031, na língua inglesa, facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicam, nesta segunda-feira (05/09), a primeira versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

O PDE é um estudo publicado anualmente que subsidia decisões de política energética e fornece ao mercado informações que permitem a análise do desenvolvimento do setor energético e das condições de suprimento sob diferentes cenários futuros.

De acordo com o Cenário de Referência do PDE 2031, estima-se que: (i) a participação das energias renováveis na matriz energética brasileira deverá aumentar, atingindo o patamar de 48% em 2031; e (ii) a capacidade instalada de geração de energia elétrica brasileira deverá atingir um nível de renovabilidade de 83% em 2031.

A versão do PDE 2031 na língua inglesa facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil, dando, assim, maior visibilidade às oportunidades no setor energético brasileiro aos investidores estrangeiros.

Elaborado sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME, o documento indica as perspectivas de expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos segmentos energéticos. 


MME launches English version of the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE) 2031

The Ministry of Mines and Energy (MME) and the Energy Research Company (EPE) publish, this Monday (09/05), the first English version of the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE) 2031.

The PDE subsidizes energy policy decisions and provides the market with information that allows the analysis of the development of the energy sector and supply conditions under different future scenarios.

According to the PDE 2031 Reference Scenario, it is estimated that: (i) the share of renewable energies in the Brazilian energy matrix should increase, reaching a level of 48% in 2031; and (ii) the installed capacity of Brazilian electricity generation is expected to reach a level of renewability of 83% in 2031.

The English-language version of PDE 2031 will facilitate the international community's access to Brazil's energy prospects, thus giving greater visibility to opportunities in the Brazilian energy sector to foreign investors.

Prepared under the coordination of the Secretary of Energy Planning and Development (SPE) of the MME, the document indicates the perspectives of expansion of the energy sector in the horizon of ten years, within an integrated vision for the different energy segments.

Access the English version of PDE 2031. 

Acesse a versão em português.

Arte_Divulgacao.png

 



Notícias Relacionadas

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

29/11/2023 - Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa.

Giovani Machado participa da Seminário Hidrogênio Verde no Brasil

29/11/2023 - Ocorreu no dia 27, o Seminário Hidrogênio Verde no Brasil, em São Paulo. O evento contou com a participação de Giovani Machado (DEA) em uma palestra.