MME e EPE publicam o caderno de demanda de eletricidade

​A publicação mostra que, no cenário Referência, o consumo de eletricidade cresce 3,4% ao ano

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta quinta-feira (22/08), o Caderno de Demanda de Eletricidade do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034. A publicação antecipa resultados de diversos aspectos relacionados à demanda elétrica que serão apresentados no documento final do PDE 2034.

De acordo com o documento divulgado, a análise da necessidade futura de eletricidade demandada pelos agentes econômicos e pela sociedade em geral constitui atividade basilar ao planejamento do setor elétrico brasileiro, estabelecendo alicerces para a elaboração de estudos. Entre eles estão os de expansão da geração e transmissão de energia elétrica de curto, médio e longo prazos.

Outro destaque é a perspectiva de evolução até 2034 de consumo na rede por classes, autoprodução, perdas de energia, entre outros aspectos da demanda, considerando três trajetórias ou cenários – Inferior, Referência e Superior –, todos alinhados às expectativas do Caderno de Economia.

A publicação mostra também que, no cenário Referência, o consumo de eletricidade aumenta 3,4% ao ano (a.a). Mesmo com ritmo menor de crescimento, 3% a.a, a classe industrial permanece como a de maior consumo.

Como as classes de consumo crescem em ritmo distinto, a curva de carga ao longo do horizonte molda-se às necessidades horárias dos consumidores. Em 2034, espera-se que nos meses de junho a agosto o pico da carga ocorra no período noturno, enquanto nos demais meses, seja no período da tarde. Neste mesmo cenário, a carga de energia para atender a demanda, inclusive perdas, tem crescimento médio de 3,3% entre 2024 a 2034, alcançando 107 GW médios ao fim do período.

Acesse o Caderno de Demanda de Eletricidade

Notícias Relacionadas

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.

Lançamento do Painel de Resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

25/04/2025 - A ferramenta interativa com resultados do PDE 2034 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético.