MME e EPE publicam Cadernos de Preços Internacionais de Petróleo e de Derivados do PDE 2032

​O caderno de projeções dos preços internacionais de petróleo e o caderno de preços internacionais de derivados de petróleo, ambos como parte de estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 (PDE 2032), foram elaborados pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME.

O caderno de preços de petróleo aborda a conjuntura da indústria mundial, com destaque para oferta e demanda global; o histórico dos preços; e os impactos gerados pelo conflito sobre as exportações da Rússia e a produção de petróleo russo. A publicação também mostra as projeções de preços de petróleo no curto prazo e no horizonte decenal. Para o curto prazo, os destaques são a predisposição da Opep+ a regular o mercado, mudanças climáticas e transição energética, investimentos globais em upstream e disciplina financeira, preço real histórico do petróleo, estoques comerciais de petróleo e projeções para o petróleo Brent no curto prazo. Em relação ao próximo decênio, dentre outros aspectos, são abordados a transição energética e a demanda de longo prazo, a adoção de veículos elétricos e a escassez de minerais críticos, e a Covid-19 e seus impactos na oferta.

Já o caderno de preços internacionais de derivados apresenta dados sobre óleo diesel, querosene de aviação (QAV), gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, além da consolidação das projeções de preços de petróleo e derivados.

Acesse aqui lista de cadernos do PDE 2032.

 


Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.