MME e EPE publicam Cadernos de Preços Internacionais de Petróleo e de Derivados do PDE 2032

​O caderno de projeções dos preços internacionais de petróleo e o caderno de preços internacionais de derivados de petróleo, ambos como parte de estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 (PDE 2032), foram elaborados pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME.

O caderno de preços de petróleo aborda a conjuntura da indústria mundial, com destaque para oferta e demanda global; o histórico dos preços; e os impactos gerados pelo conflito sobre as exportações da Rússia e a produção de petróleo russo. A publicação também mostra as projeções de preços de petróleo no curto prazo e no horizonte decenal. Para o curto prazo, os destaques são a predisposição da Opep+ a regular o mercado, mudanças climáticas e transição energética, investimentos globais em upstream e disciplina financeira, preço real histórico do petróleo, estoques comerciais de petróleo e projeções para o petróleo Brent no curto prazo. Em relação ao próximo decênio, dentre outros aspectos, são abordados a transição energética e a demanda de longo prazo, a adoção de veículos elétricos e a escassez de minerais críticos, e a Covid-19 e seus impactos na oferta.

Já o caderno de preços internacionais de derivados apresenta dados sobre óleo diesel, querosene de aviação (QAV), gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, além da consolidação das projeções de preços de petróleo e derivados.

Acesse aqui lista de cadernos do PDE 2032.

 


Notícias Relacionadas

EPE divulga apresentação feita no World Petroleum Congress 2023 sobre Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS)

02/10/2023 - Realizada em Calgary (Alberta, Canadá), entre os dias 17 e 21 de setembro de 2023, a 24ª edição do World Petroleum Congress teve como foco a promoção de uma transição energética acessível, econômica e segura.

Posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado

29/09/2023 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta sexta-feira (25/9), no Rio de Janeiro, da posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 2,9% em agosto de 2023

28/09/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 43.405 GWh em agosto de 2023, alta de 2,9% em comparação com mesmo mês de 2022, sendo o décimo mês consecutivo de crescimento.

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS.

25/09/2023 - O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema. A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, além de compensar a emissão de setores de difícil descarbonização.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).