MME e EPE publicam Cadernos de Preços Internacionais de Petróleo e de Derivados do PDE 2032

​O caderno de projeções dos preços internacionais de petróleo e o caderno de preços internacionais de derivados de petróleo, ambos como parte de estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 (PDE 2032), foram elaborados pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME.

O caderno de preços de petróleo aborda a conjuntura da indústria mundial, com destaque para oferta e demanda global; o histórico dos preços; e os impactos gerados pelo conflito sobre as exportações da Rússia e a produção de petróleo russo. A publicação também mostra as projeções de preços de petróleo no curto prazo e no horizonte decenal. Para o curto prazo, os destaques são a predisposição da Opep+ a regular o mercado, mudanças climáticas e transição energética, investimentos globais em upstream e disciplina financeira, preço real histórico do petróleo, estoques comerciais de petróleo e projeções para o petróleo Brent no curto prazo. Em relação ao próximo decênio, dentre outros aspectos, são abordados a transição energética e a demanda de longo prazo, a adoção de veículos elétricos e a escassez de minerais críticos, e a Covid-19 e seus impactos na oferta.

Já o caderno de preços internacionais de derivados apresenta dados sobre óleo diesel, querosene de aviação (QAV), gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, além da consolidação das projeções de preços de petróleo e derivados.

Acesse aqui lista de cadernos do PDE 2032.

 


Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.