MME abre consulta pública para novos estudos sobre “separação lastro e energia”

Dando continuidade às ações necessárias para detalhamento de proposta completa do tema “Separação Lastro e Energia”, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta quarta-feira (14/12), a Portaria nº 712/GM/MME, de 13 de dezembro de 2022, que coloca em consulta pública três novos relatórios que apresentam propostas metodológicas para o tema:

Metodologia de Quantificação dos Requisitos de Lastro de Produção e Capacidade

Metodologia de Referência para a Quantificação da Contribuição da Oferta: Lastro de Produção e de Capacidade

Precariedade de Limite de Oferta e Mecanismo para Cobertura de Exposições

Os relatórios representam uma evolução da série de trabalhos relacionados ao tema Lastro e Energia, publicados em 2019, e componentes do Grupo de Trabalho da Modernização, assim como da Consulta Pública nº 33/2017, que marcou o início de um processo de ampla discussão de reformas do setor de energia.

O avanço no desenvolvimento de um mecanismo de contratação de adequabilidade é um passo significativo para a modernização do setor, permitindo a valoração e a sinalização correta dos diversos atributos das fontes, de acordo com as necessidades sistêmicas. Desta forma, proporciona contratação mais adequada da expansão do sistema, melhor utilização dos ativos já existentes e alocação mais eficiente dos recursos.

Adicionalmente, ao garantir a contratação dos produtos relativos à adequabilidade do sistema de forma separada, com alocação de custos proporcional às necessidades geradas por cada agente de consumo, estrutura-se o setor para a abertura integral do mercado. Esse é um passo futuro de fundamental importância para a modernização do Setor Elétrico Brasileiro e uma das propostas atualmente sendo conduzidas pelo MME.

Todas essas medidas em conjunto permitirão melhorias no atendimento à confiabilidade do sistema, ganhos de eficiência, redução de preços ao consumidor e alocação de custos mais apropriada entre os agentes.

Desta forma, essa nova rodada de Consulta Pública tem como principal objetivo promover uma ampla análise, discussão e entendimento das metodologias apresentadas. Além disso, busca estimular o diálogo, de forma transparente e conjunta, acerca das possibilidades de mecanismos a serem considerados na proposta final.

O MME segue comprometido com o debate público e incentiva a contribuição de todos para a construção das soluções. As contribuições serão recebidas até 14 de março de 2023.

Acesse aqui a Consulta Pública.

Acesse aqui a Portaria nº 712/GM/MME. 


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.