MME abre consulta pública para novos estudos sobre “separação lastro e energia”

Dando continuidade às ações necessárias para detalhamento de proposta completa do tema “Separação Lastro e Energia”, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta quarta-feira (14/12), a Portaria nº 712/GM/MME, de 13 de dezembro de 2022, que coloca em consulta pública três novos relatórios que apresentam propostas metodológicas para o tema:

Metodologia de Quantificação dos Requisitos de Lastro de Produção e Capacidade

Metodologia de Referência para a Quantificação da Contribuição da Oferta: Lastro de Produção e de Capacidade

Precariedade de Limite de Oferta e Mecanismo para Cobertura de Exposições

Os relatórios representam uma evolução da série de trabalhos relacionados ao tema Lastro e Energia, publicados em 2019, e componentes do Grupo de Trabalho da Modernização, assim como da Consulta Pública nº 33/2017, que marcou o início de um processo de ampla discussão de reformas do setor de energia.

O avanço no desenvolvimento de um mecanismo de contratação de adequabilidade é um passo significativo para a modernização do setor, permitindo a valoração e a sinalização correta dos diversos atributos das fontes, de acordo com as necessidades sistêmicas. Desta forma, proporciona contratação mais adequada da expansão do sistema, melhor utilização dos ativos já existentes e alocação mais eficiente dos recursos.

Adicionalmente, ao garantir a contratação dos produtos relativos à adequabilidade do sistema de forma separada, com alocação de custos proporcional às necessidades geradas por cada agente de consumo, estrutura-se o setor para a abertura integral do mercado. Esse é um passo futuro de fundamental importância para a modernização do Setor Elétrico Brasileiro e uma das propostas atualmente sendo conduzidas pelo MME.

Todas essas medidas em conjunto permitirão melhorias no atendimento à confiabilidade do sistema, ganhos de eficiência, redução de preços ao consumidor e alocação de custos mais apropriada entre os agentes.

Desta forma, essa nova rodada de Consulta Pública tem como principal objetivo promover uma ampla análise, discussão e entendimento das metodologias apresentadas. Além disso, busca estimular o diálogo, de forma transparente e conjunta, acerca das possibilidades de mecanismos a serem considerados na proposta final.

O MME segue comprometido com o debate público e incentiva a contribuição de todos para a construção das soluções. As contribuições serão recebidas até 14 de março de 2023.

Acesse aqui a Consulta Pública.

Acesse aqui a Portaria nº 712/GM/MME. 


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

EPE publica estudo para reforço do sistema da região central da cidade de São Paulo

21/03/2024 - Foi emitido, em 02 de fevereiro de 2024, o relatório Nº EPE-DEE-RE-006/2024-r0, que apresenta os resultados do estudo para reforço do sistema da região central da cidade de São Paulo.