Mineralização de carbono é tema de nova publicação da EPE

Publicado em 14 de julho de 2026

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica o Fact Sheet “Mineralização de Carbono como Nova Fronteira das Rotas de CCS", terceiro volume da série dedicada aos temas de captura e armazenamento de carbono (CCS).

A publicação apresenta os fundamentos da mineralização de carbono, processo que converte o dióxido de carbono (CO₂) em minerais estáveis por meio de reações naturais aceleradas em determinadas formações geológicas. O documento explora os mecanismos que tornam essa rota uma alternativa de armazenamento permanente de carbono, descreve experiências internacionais em andamento e discute as perspectivas para sua aplicação no Brasil.

O estudo destaca o potencial associado às rochas máficas e ultramáficas, com ênfase na Bacia do Paraná, atualmente o principal foco das pesquisas nacionais sobre o tema. Também são abordados desafios relacionados aos custos, à demanda energética dos processos, à gestão dos recursos hídricos e à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre formações geológicas e aquíferos que possam vir a ser utilizados em futuros projetos.

A mineralização de carbono tem atraído crescente atenção como alternativa para o armazenamento permanente de CO₂. Nessa abordagem, o carbono capturado reage com minerais presentes em determinadas rochas, transformando-se em minerais carbonáticos estáveis.

O novo Fact Sheet da EPE apresenta os principais conceitos associados a essa tecnologia, exemplos de projetos em operação no exterior e as perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil. A publicação também discute o potencial da Bacia do Paraná, os desafios técnicos envolvidos e a importância da proteção dos recursos hídricos no planejamento de futuros projetos.

Acesse aqui o material completo (em português e inglês).

mineralizacao-de-carbono-e-tema-de-nova-publicacao-da-epe-img.png
Em função da ampla ocorrência de basaltos, a Bacia do Paraná tem sido o principal foco
dos estudos sobre mineralização 
de carbono no Brasil.


Notícias relacionadas

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS

EPE publica guia básico sobre Captura e Armazenamento de Carbono (CCS)


Notícias Relacionadas

EPE recebe representante de Moçambique para reunião sobre planejamento energético

14/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, nesta quinta-feira, 10 de julho, Daniel Viriato Guambe, diretor nacional do Gabinete de Estudos Económicos e Estratégicos (GEEE) do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) da República de Moçambique. Pela EPE, participou da reunião Gustavo Naciff de Andrade, assessor da Presidência.

EPE prevê expansões do Sistema Interligado Nacional no PET/PELP do 1º semestre de 2026

09/07/2026 - O PET/PELP apresenta estatísticas referentes à expansão planejada, contextualizando os principais destaques dos estados, com informações sobre as próximas obras a serem licitadas e seus investimentos e benefícios, bem como proporciona uma visão geral sobre os estudos de planejamento em andamento, a serem contemplados nas próximas edições do documento.

Em webinário, EPE apresenta base integrada de geração e transmissão de energia

08/07/2026 - Lançada nesta quarta-feira, 8 de julho, em webinar transmitido pela internet, a base de dados é resultado da cooperação técnica entre as áreas de geração e transmissão da EPE. Ela representa a rede elétrica de forma detalhada, com análises mensais e horárias, consideração das restrições físicas e da resolução espacial dos empreendimentos e modelagem mais realista das incertezas dos recursos naturais.

EPE atualiza ferramentas interativas do Balanço Energético Nacional (BEN) 2026

07/07/2026 - Com o objetivo de ampliar o acesso à informação e inovar na forma de disponibilização dos dados energéticos, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) atualiza as duas ferramentas interativas do Balanço Energético Nacional (BEN) 2026: o BEN Interativo e o Relatório Dinâmico do BEN.

Em parceria com a EPE, curso de Mercados de Energia para Futuros Líderes terá nova turma em agosto

07/07/2026 - A Fundação Carlos Alberto Vanzolini abriu inscrições para segunda turma do curso de atualização em Mercados de Energia para Futuros Líderes, realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em conformidade com Termo de Parceria assinado em 2025, com vistas à capacitação e atualização de participantes na área de mercados de energia.