Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022: EPE publica orientações para cadastramento

O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria Normativa nº 41/GM/MME, de 14 de abril de 2022, com as Diretrizes dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração, denominados Leilão "A-5" e "A-6", de 2022. Poderão participar dos certames empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, termelétricos e hidrelétricos, conforme condições definidas na referida Portaria. Os empreendedores interessados deverão cadastrar os projetos na EPE, por meio do Sistema AEGE, e enviar os documentos necessários para habilitação na Empresa de Pesquisa Energética - EPE até às 12h do dia 11 de maio de 2022. Ressaltamos que o envio da documentação deverá ser realizado exclusivamente por upload no ambiente virtual disponibilizado pela EPE.

Para o desenvolvimento dos projetos para o certame devem ser observadas as Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Eólicos (nº EPE-DEE-017/2009-R17), Solar Fotovoltaicos (nº EPE-DEE-RE-065/2013-R8), Hidrelétricos (nº EPE-DEE-158/2007-R13) e Termelétricos (nº EPE-DEE-159/2007-R20), cujas versões atualizadas estão disponíveis nesse link.

Com relação ao processo de cadastramento e habilitação técnica dos projetos para os Leilões, permanece a dispensa da apresentação do Registro na ANEEL para empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, termelétricos e centrais geradoras hidrelétricas (CGH), conforme disposto no art. 3º, §6º da Portaria Normativa nº 41/GM/MME.

De forma a esclarecer as dúvidas sobre o cadastramento, upload de documentos e processo de habilitação técnica para os Leilões A-5 e A-6 de 2022, a EPE elaborou um documento de perguntas e respostas (FAQ) sobre essas etapas. Ressaltamos que caso a dúvida ainda não conste do FAQ, o agente pode enviá-la para o endereço aege@epe.gov.br. Recomendamos a leitura atenta do documento, especialmente para conhecer os ajustes na documentação necessária para o cadastramento dos empreendimentos termelétricos.

O FAQ pode ser acessado a partir da relação dos arquivos ao final da página dos Leilões


Notícias Relacionadas

EPE Participou do Evento ENASE 2024

24/06/2024 - Nos dias 19 e 20 de junho, o setor elétrico brasileiro teve um encontro marcante durante o ENASE 2024, o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico. Realizado no luxuoso Hotel Windsor Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o evento é reconhecido como um dos principais eventos do calendário energético nacional. Esta edição, em particular, destacou-se pelo tema "Perspectivas para um mercado de energia em transformação", reunindo especialistas de renome e líderes do setor para debater e compartilhar suas visões sobre o futuro da energia no Brasil.

EPE Participou do evento Energy Summit 2024

21/06/2024 - Nos dias 17, 18 e 19 de junho, ocorreu pela primeira vez o evento Energy Summit 2024 no Rio de Janeiro, um evento global, sendo um dos principais ecossistemas do mundo em energia e sustentabilidade. É um ponto de conexão e discussão para os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo.

4° Workshop de apresentação de resultados do projeto “Análise Técnico-Econômica da Inserção de Sistema de Armazenamento por Baterias na Rede Básica”

21/06/2024 - No dia 19 de junho de 2024, foi realizado, no Auditório da EPE, o 4° Workshop de apresentação de resultados do projeto “Análise Técnico-Econômica da Inserção de Sistema de Armazenamento por Baterias na Rede Básica”, que está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, na área de Transmissão de Energia Elétrica.

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE divulga o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2024

20/06/2024 - A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Nesta edição, são apresentados dados de geração e capacidade de geração de energia elétrica, consumo nos mercados cativo e livre para as diversas classes, demanda de eletricidade na ponta, preço, tarifas, emissões entre outras informações sobre a cadeia de energia elétrica no Brasil e no Mundo nos últimos 10 anos. Os destaques podem ser observados no informe executivo “FactSheet”.