Leilão de Energia Nova A-5 de 2025: Informe de Habilitados e Vencedores

Publicado em 22 de agosto de 2025

​A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibiliza o Informe Técnico com a consolidação dos dados de habilitação técnica e dos resultados do Leilão de Energia Nova A-5 de 2025, realizado em 22 de agosto. 

O certame foi exclusivo para empreendimentos hidrelétricos, marcando a retomada do processo de contratação de novos projetos de geração após três anos. 

Segundo o Presidente da EPE, Thiago Prado, "As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e Usinas Hidrelétricas (UHE) com potência inferior a 50 MW contribuem não só sob a perspectiva de energia, mas também de potência. Nas modelagens do ONS e da EPE, a cada 100 MW de capacidade instalada, cerca de 45 MW contribuem para atendimento da ponta da demanda." 

Principais resultados

241 projetos cadastrados, somando quase 3 GW em 15 estados da federação — recorde em certames hidrelétricos.

100 empreendimentos habilitados, totalizando cerca de 1,3 GW.

65 vencedores contratados, com mais de 815 MW — novo recorde de contratação em leilões hidrelétricos. 

Os volumes contratados estão em linha com as necessidades de expansão identificadas nos estudos de planejamento da EPE, que apontavam a demanda por novos empreendimentos hidrelétricos para suprimento a partir de 2030. Esse alinhamento reforça a função dos leilões como instrumento de política energética, garantindo a segurança do suprimento com base em critérios técnicos. 

Durante a habilitação técnica, a EPE promoveu atualização de estudos hidrológicos, resultando em estimativas de garantias físicas mais realistas. Também foram reavaliadas as margens de escoamento, peça central para mitigar riscos de contratação. 

Papel da EPE

 A atuação da EPE foi fundamental para o sucesso do certame, desde o apoio ao MME na definição das diretrizes, passando pelo processo de habilitação técnica e cálculo das garantias físicas, até a análise dos resultados. O Informe Técnico detalha esses aspectos e reforça a transparência do processo, conferindo confiança aos agentes e segurança de que os empreendimentos contratados poderão ser entregues conforme planejado. 

Acesse aqui o Informe Técnico


Notícias Relacionadas

Segunda etapa do Leilão de Transmissão nº 1/2026 tem deságio e contrata todos os lotes

03/07/2026 - Foi realizada hoje, dia 3 de julho de 2026, na Bolsa de Valores de São Paulo, a segunda etapa do Leilão de Transmissão nº 1/2026. O certame contou com quatro lotes e investimentos estimados em R$ 1,8 bilhão. O leilão teve todos os lotes arrematados, dando sequência à série de leilões com 100% de sucesso desde 2017.

EPE e ONS Divulgam Nota Técnica com a Metodologia, Premissas e Critérios para os Leilões de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2026 – Armazenamento Nacional e Armazenamento

03/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) (NT-ONS DPL 0057/2026 / EPE-DEE-RE-067/2026-r0). O documento apresenta a metodologia, as premissas e os critérios a serem adotados para a definição da Capacidade Remanescente do SIN

EPE publica memória de cálculo da metodologia locacional aplicada ao LRCAP Armazenamento 2026

26/06/2026 - A EPE disponibilizou informações adicionais e a memória de cálculo da metodologia locacional aplicada ao LRCAP Armazenamento 2026.

EPE e ONS publicam Nota Técnica com os requisitos mínimos para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de Armazenamento de 2026

23/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicaram, nesta terça-feira, 23 de junho, a Nota Técnica NT-ONS DPL 0111/2025 / EPE-DEE-NT-095/2025, que estabelece os requisitos técnicos mínimos para a conexão de sistemas de armazenamento de energia via baterias.

LRCAP Armazenamento 2026: EPE publica orientações para cadastramento dos projetos

15/06/2026 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria Normativa nº 136/GM/MME, de 1º de junho de 2026, com as Diretrizes dos Leilões de Reserva de Capacidade Armazenamento Nacional de 2026 e Reserva de Capacidade Armazenamento de 2026. Poderão participar dos certames Sistemas Armazenamento de Energia (SAEs) em baterias com equipamentos nacionais ou importados para início de operação em 1º de agosto de 2028.