Leilão de Energia Nova A-5 de 2021: EPE publica Preços de Referência dos Combustíveis considerando nova metodologia

A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia Nova A-5/2021, considerando nova metodologia. O Informe Técnico nº 075/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação nos referidos certames. O documento também apresenta a metodologia para a determinação da parcela da Receita Fixa (RF) inicial vinculada ao custo do combustível na geração de energia inflexível.

Com os aprimoramentos nas regras de contratação de usinas termelétricas via leilões de energia, desde 2015 até o momento, verificou-se a necessidade de revisão do método de cálculo dos preços de referência dos combustíveis de forma a aprimorar a robustez do método para dar maior confiabilidade aos preços de referência, especialmente ao JKM. A nova metodologia a ser adotada para o Leilão de Energia Nova A-5/2021 incorpora o atributo de volatilidade de cada marcador, de modo a se refletir na competição, não somente a preferência do consumidor pelos menores preços, mas também pelos preços com maior previsibilidade.

Espera-se que a revisão do método resulte em maior adequabilidade das projeções de futuro para os diferentes marcadores de preços internacionais, permita a quantificação do risco de volatilidade e aumente da competitividade entre diferentes soluções de suprimento de combustível, especialmente aquelas a gás natural de origem nacional e a biometano.

A Nota Técnica (EPE-DEE-DPG-001-2021) com a definição da nova metodologia e o Informe Técnico (EPE-DEE-IT-075-2021) com os novos preços de referência a serem considerados no Leilão A-5/2021, podem ser acessados a partir da relação de arquivos disponíveis no fim da área do leilão neste link.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.