Leilão de Energia Nova A-4 de 2022: Informe de Habilitados e Vencedores

A EPE publica Informe Técnico com a consolidação dos dados da habilitação técnica e dos resultados do Leilão de Energia Nova A-4 de 2022, realizado em 27/05/2022. O documento apresenta detalhes do cadastramento e habilitação dos empreendimentos, além de informações sobre os vencedores do certame.

Foram contratados empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos, com início de suprimento previsto para janeiro de 2026. O destaque foi o equilíbrio na competição entre projetos eólicos e fotovoltaicos, que pela primeira vez disputaram em um mesmo produto.

O download do documento pode ser realizado a partir relação dos arquivos encontrados neste link .

Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa de evento sobre mineração, infraestrutura e energia

06/05/2026 - Prado integrou o Painel IV “Conectando os caminhos da mineração, infraestrutura e energia”, moderado por Grazielle Parenti, da Vale. A mesa discutiu a integração entre mineração, energia e logística na agenda de descarbonização, além dos desafios de coordenação entre planejamento, regulação e execução.

Workshop da EPE apresentará estudo de integração elétrica entre Brasil e Bolívia, com foco em VSC

05/05/2026 - A EPE realizará o Workshop Interligação Energética Brasil-Bolívia, com foco na utilização de Conversora Back-to-Back com tecnologia VSC, no dia 14 de maio, das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da EPE no YouTube.

Elaborado com apoio técnico da EPE, Plano Nacional de Transição Energética é aberto à consulta pública

05/05/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, na última quarta-feira, 29 de abril, a consulta pública do Plano Nacional de Transição Energética (Plante), um plano de ações do Governo Federal, com horizonte de 30 anos, estruturado em três pilares temáticos: Segurança e Resiliência Energética; Justiça Energética, Climática e Ambiental; e Energia Competitiva para uma Economia de Baixo Carbono.

No Redes do Amanhã, EPE debate data centers e investimentos em transmissão de energia

04/05/2026 - A EPE participou do evento “Redes do Amanhã: Regulação, Investimentos e Novas Demandas do Setor Elétrico" na última quarta-feira, 29, em Brasília. O encontro reuniu executivos, representantes do poder público, associações, investidores e especialistas do setor elétrico brasileiro para discutir os caminhos da infraestrutura elétrica diante dos desafios da transição energética.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade retrai em março pelo segundo mês consecutivo. Todas as classes consomem menos, outros consumos e residências lideram a queda

30/04/2026 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 48.886 GWh em março de 2026, queda de 2,3% comparado a março de 2025. Esta é a segunda queda mensal consecutiva no consumo nacional. As classes residencial, industrial, comercial e outros, com forte influência do consumo rural, tiveram reduções no consumo de 2,6%; 1,3%; 0,4% e 6,4%; respectivamente.