Leilão de Energia Existente A-2 de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia Existente A-2/2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-106/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame. O documento também apresenta a metodologia para a determinação da parcela da Receita Fixa (RF) inicial vinculada ao custo do combustível na geração de energia inflexível.

O Informe Técnico com os novos preços de referência a serem considerados no Leilão A-2/2021, pode ser acessado a partir da relação de arquivos disponíveis no fim da área do leilão neste link.

Cabe destacar ainda que os preços apresentados no Informe foram definidos com base na Nota Técnica que estabelece o Método de Cálculo dos Preços de Referência de Combustíveis para os Leilões, documento disponível na área das Instruções dos Leilões.

Notícias Relacionadas

Relatório do Estudo de Suprimento às Regiões de Açailândia, Buriticupu, Vitorino Freire e Dom Eliseu

19/10/2021 - O Relatório R1 EPE-DEE-RE-022/2021-rev0 recomenda um conjunto de reforços estruturais para atendimento às regiões de Açailândia, Buriticupu e Vitorino Freire, no estado do Maranhão e Dom Eliseu no estado do Pará. O suprimento elétrico dessas regiões é realizado atualmente por sistemas com características radiais, com elevada extensão e que se originam das subestações de fronteira de Imperatriz, Miranda II, Marabá e Peritoró.

Presidente da EPE participa do ENASE 2021

15/10/2021 - O presidente da EPE, Thiago Barral, participou da 18ª edição do ENASE 2021 – Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico. Este ano, o tema foi “O Setor Elétrico Brasileiro e a Transição Energética: Desafios e Oportunidades”. Em formato virtual, o evento trouxe a oportunidade de falar sobre o contexto de escassez hídrica e o futuro das hidrelétricas, o papel das fontes renováveis e das termelétricas, os custos para o consumidor e a reforma e abertura do mercado.

EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2022.

14/10/2021 - A EPE elaborou Nota Técnica com os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2022, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul, a fim de dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nas estimativas de previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Caso Base do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021 - Cálculo das Garantias Físicas

08/10/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Procedimento Competitivo Simplificado de 2021.

EPE publica Informe com metodologia de cálculo dos parâmetros COP e CEC para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021

08/10/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-118/2021 com a metodologia a ser considerada no cálculo dos parâmetros de competitividade associados ao Valor Esperado do Custo de Operação - COP e ao Valor Esperado do Custo Econômico de Curto Prazo - CEC, exclusivamente, para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021, cujas diretrizes foram estabelecidas na Portaria MME nº 24, de 17 de setembro de 2021.