Nesta quarta-feira (16/12), às 15h, o Ministério de Minas e Energia (MME) realiza o Lançamento do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE). Esse novo Plano vem resgatar o planejamento de longo prazo do setor de energia que havia sido paralisado desde a publicação em 2007, do PNE 2030.
O PNE 2050 sinaliza o compromisso do Governo Bolsonaro em nortear as decisões de política energética a partir de uma visão estratégica e de longo prazo. O documento foi elaborado com o concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a partir de diretrizes do MME e, oportunamente, será levado a apreciação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Construído a partir das principais questões relevantes no horizonte, o PNE 2050 explora, por meio de cenários, os diversos aspectos da evolução do Setor em uma perspectiva de múltiplas alterações na produção e uso de energia, comumente aglutinadas na chamada transição energética.
Transmissão - O evento de lançamento do PNE 2050 e a coletiva de imprensa serão transmitidos pelo Facebook do Ministério de Minas e Energia, aqui.
