Lançamento do Plano Nacional de Energia 2050 - PNE

Nesta quarta-feira (16/12), às 15h, o Ministério de Minas e Energia (MME) realiza o Lançamento do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE). Esse novo Plano vem resgatar o planejamento de longo prazo do setor de energia que havia sido paralisado desde a publicação em 2007, do PNE 2030.

O PNE 2050 sinaliza o compromisso do Governo Bolsonaro em nortear as decisões de política energética a partir de uma visão estratégica e de longo prazo. O documento foi elaborado com o concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a partir de diretrizes do MME e, oportunamente, será levado a apreciação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Construído a partir das principais questões relevantes no horizonte, o PNE 2050 explora, por meio de cenários, os diversos aspectos da evolução do Setor em uma perspectiva de múltiplas alterações na produção e uso de energia, comumente aglutinadas na chamada transição energética.

Transmissão - O evento de lançamento do PNE 2050 e a coletiva de imprensa serão transmitidos pelo Facebook do Ministério de Minas e Energia, aqui.

WhatsApp Image 2020-12-15 at 19.44.16.jpeg

Notícias Relacionadas

EPE apresenta perspectivas para hidrelétricas reversíveis em seminário do Gesel/UFRJ

14/05/2025 - Na última quinta-feira, 8 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) levou a palestra "Perspectivas para a inserção das Usinas Hidrelétricas Reversíveis na visão do planejamento energético" para seminário do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

EPE Divulga Fact Sheet sobre Impactos das Mudanças Climáticas no Sistema de Transmissão de Energia Elétrica

14/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou o segundo fact sheet da série dedicada à análise dos efeitos das mudanças climáticas sobre o setor elétrico brasileiro. Intitulado "Transmissão e Mudanças Climáticas", o documento reúne dados e reflexões sobre os principais riscos climáticos que ameaçam a rede de transmissão e aponta caminhos para fortalecer a resiliência do sistema.

EPE e Abiquim iniciam estudo sobre o potencial do etano como matéria-prima petroquímica

13/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) deram início a um estudo conjunto para avaliar as oportunidades associadas ao uso do etano — fração associada ao gás natural — como matéria-prima para a produção de petroquímicos no Brasil.

EPE na Missão Técnica Internacional sobre armazenamento de energia e Grid Forming a convite da Huawei

13/05/2025 - Na última semana, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a convite da Huawei, integrou uma missão técnica internacional ao lado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e representantes de universidades brasileiras. O objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) e requisitos Grid Forming.

Estudos da EPE e PNIIGB são citados em debates do Conexão ATGás

13/05/2025 - Nesta terça-feira, 13, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do Conexão ATGás. Realizado pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o evento teve por objetivo promover o diálogo e a cooperação entre as transportadoras e os carregadores de gás natural.