A EPE vem buscando aprimorar o monitoramento da inovação no setor de energia no Brasil. Nos anos de 2018 e 2019 foram desenvolvidos um amplo mapeamento dos investimentos brasileiros em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D), a partir da iniciativa Grande Impulso de Energia (Energy Big Push), uma parceria entre EPE, CEPAL e CGEE, que contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério de Relações Exteriores (MRE).
A partir de então, a necessidade de reportar os investimentos público e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento na área de energia evidenciou a importância para o Brasil de estruturar uma plataforma capaz de organizar, estruturar, classificar e disponibilizar esses valores de investimentos, em linha com as melhores práticas internacionais. Uma parceria da EPE com o Brazil Energy Progammme do Reino Unido viabilizou a construção da plataforma inova-e para essa missão.
Em 2021 a inova-e foi lançada com dados relativos ao período de 2013 até 2018. Em 2022 foi realizado o primeiro ciclo de atualização dos dados da plataforma para agregar à base dados relativos aos anos de 2019 e 2020. O processo de atualização anual é uma parte fundamental para tornar a disponibilização de dados de inovação do setor de energia no Brasil em um processo perene no Estado brasileiro, além de tornar possível uma melhor compreensão da dinâmica de investimentos para diferentes categorias tecnológicas.
Assim, além de disponibilizar a atualização dos dados diretamente na inova-e, a EPE também compartilha o factsheet "Atualização do Panorama dos investimentos de inovação em energia no Brasil " no qual exploramos algumas das dinâmicas derivadas dos novos dados disponíveis.
Clique aqui e acesse o Factsheet ou visite a inova-e e explore nossos dados.
Conheça a página do nosso portal que é dedicada à plataforma inova-e