Inova-e apresenta atualização de dados de investimentos de inovação em energia no Brasil

A EPE vem buscando aprimorar o monitoramento da inovação no setor de energia no Brasil. Nos anos de  2018 e 2019 foram desenvolvidos um amplo mapeamento dos investimentos brasileiros em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D),  a partir da iniciativa Grande Impulso de Energia (Energy Big Push), uma parceria entre EPE, CEPAL e CGEE, que contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério de Relações Exteriores (MRE).

A partir de então, a necessidade de reportar os investimentos público e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento na área de energia evidenciou a importância para o Brasil de estruturar uma plataforma capaz de organizar, estruturar, classificar e disponibilizar esses valores de investimentos, em linha com as melhores práticas internacionais. Uma parceria da EPE com o Brazil Energy Progammme do Reino Unido viabilizou a construção da plataforma inova-e para essa missão.

Em 2021 a inova-e foi lançada com dados relativos ao período de 2013 até 2018. Em 2022 foi realizado o primeiro ciclo de atualização dos dados da plataforma para agregar à base dados relativos aos anos de 2019 e 2020. O processo de atualização anual é uma parte fundamental para tornar a disponibilização de dados de inovação do setor de energia no Brasil em um processo perene no Estado brasileiro, além de tornar possível uma melhor compreensão da dinâmica de investimentos para diferentes categorias tecnológicas.

Assim, além de disponibilizar a atualização dos dados diretamente na inova-e, a EPE também compartilha o factsheet "Atualização do Panorama dos investimentos de inovação em energia no Brasil " no qual exploramos algumas das dinâmicas derivadas dos novos dados disponíveis. 

Clique aqui e acesse o Factsheet ou visite a inova-e e explore nossos dados.

Conheça a página do nosso portal que é dedicada à plataforma inova-e


Notícias Relacionadas

EPE divulga Caderno de Estudos de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do ano de 2022

02/02/2023 - Rotineiramente a EPE publica uma série de estudos e pesquisas sobre geração e transmissão de energia elétrica, destinados a subsidiar o planejamento energético setorial. Alguns desses relatórios são de publicação periódica, como aqueles sobre os leilões de energia e de transmissão, enquanto outros buscam responder questões específicas, como aqueles sobre determinadas tecnologias.

MME e EPE publicam novo caderno do PDE 2032: Eletromobilidade

01/02/2023 - A eletrificação do transporte rodoviário no Brasil deve expandir-se continuamente ao longo da próxima década, avançando de forma significativa em certos nichos de aplicação. A penetração de motorizações alternativas no licenciamento de novos veículos semileves e leves, para uso com o transporte cargas, deve ser particularmente elevada, alcançando, em 2032, cerca de 20% para elétricos e 15% para híbridos. Contribuem para isso a eletrificação de nichos como da entrega em última milha, estimulada por compromissos ESG de grandes empresas, e por crescentes restrições às emissões e à circulação de veículos poluentes em áreas urbanas, principalmente metrópoles.

Resenha Mensal: O consumo nacional de energia elétrica foi de 43.347 GWh em dezembro de 2022, expandindo 1% em comparação com mesmo mês de 2021

31/01/2023 - A classe residencial (+4,6%) puxou a alta, seguida pela classe comercial (+1,7%), enquanto a indústria (-1,0%) experimentou retração no consumo. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 508.576 GWh, alta de 1,2% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE divulga Caderno de Publicações da EPE sobre Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em 2022

31/01/2023 - Diante da grande quantidade de estudos realizados, este caderno serve de compêndio de todas essas publicações, apresentando um breve resumo de cada estudo, a data de publicação e o endereço eletrônico para acesso aos documentos completos. Busca-se assim uma transparência ativa e a divulgação dos diversos trabalhos produzidos pela EPE, contribuindo para a formulação de políticas públicas e a definição de diretrizes estratégicas no setor energético brasileiro.

MME e EPE publicam Sensibilidades e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural do PDE 2032

30/01/2023 - O caderno Sensibilidades e Análise Econômica para a Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural tem o objetivo de detalhar as previsões apresentadas no caderno anterior, discutir alternativas através da análise de sensibilidade para alguns tópicos e ressaltar aspectos econômicos.