Inova-e apresenta atualização de dados de investimentos de inovação em energia no Brasil

A EPE vem buscando aprimorar o monitoramento da inovação no setor de energia no Brasil. Nos anos de  2018 e 2019 foram desenvolvidos um amplo mapeamento dos investimentos brasileiros em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D),  a partir da iniciativa Grande Impulso de Energia (Energy Big Push), uma parceria entre EPE, CEPAL e CGEE, que contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério de Relações Exteriores (MRE).

A partir de então, a necessidade de reportar os investimentos público e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento na área de energia evidenciou a importância para o Brasil de estruturar uma plataforma capaz de organizar, estruturar, classificar e disponibilizar esses valores de investimentos, em linha com as melhores práticas internacionais. Uma parceria da EPE com o Brazil Energy Progammme do Reino Unido viabilizou a construção da plataforma inova-e para essa missão.

Em 2021 a inova-e foi lançada com dados relativos ao período de 2013 até 2018. Em 2022 foi realizado o primeiro ciclo de atualização dos dados da plataforma para agregar à base dados relativos aos anos de 2019 e 2020. O processo de atualização anual é uma parte fundamental para tornar a disponibilização de dados de inovação do setor de energia no Brasil em um processo perene no Estado brasileiro, além de tornar possível uma melhor compreensão da dinâmica de investimentos para diferentes categorias tecnológicas.

Assim, além de disponibilizar a atualização dos dados diretamente na inova-e, a EPE também compartilha o factsheet "Atualização do Panorama dos investimentos de inovação em energia no Brasil " no qual exploramos algumas das dinâmicas derivadas dos novos dados disponíveis. 

Clique aqui e acesse o Factsheet ou visite a inova-e e explore nossos dados.

Conheça a página do nosso portal que é dedicada à plataforma inova-e


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.

Aviso sobre o funcionamento do Protocolo Central

22/03/2024 - A EPE comunica que, devido às severas previsões de chuvas no Rio de Janeiro, hoje, 22 de março, o Protocolo Geral da Empresa adotará um modo de operação excepcional, totalmente remoto. Como resultado, é possível que haja lentidão no processamento de documentos recebidos e enviados pela EPE. Lamentamos qualquer transtorno causado por essa operação e contamos com a sua compreensão.