Hidrelétricas: o pilar da segurança energética e hídrica na transição para o futuro

Por Marisete Dadald Pereira, presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage)

​Em artigo publicado na agência eixos, na quarta-feira, 5 de fevereiro, a presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), Marisete Dadald Pereira, defendeu o papel primordial das hidrelétricas para prover a segurança operativa do sistema e destacou o protagonismo da EPE no debate.

“Nesse movimento, merece destaque a pauta recente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que vem reconhecendo e promovendo publicamente o valor das hidrelétricas face aos desafios da nova matriz elétrica brasileira.

Em janeiro de 2025, foi realizado importante webinar denominado “Usinas Reversíveis e Hidrelétricas no Brasil”, no qual foram lançados dois cadernos de estudos.

O primeiro contendo um panorama do potencial das usinas hidrelétricas no Brasil, explorado e ainda não explorado, no qual foram abordados os principais desafios enfrentados pela fonte, especialmente no que tange ao licenciamento ambiental.

O outro caderno trata da inserção de usinas por bombeamento/armazenamento hidráulico no país, apresentando as perspectivas para desenvolvimento dessa nova tecnologia.

Merece destaque, em adição, o protagonismo da EPE no também recente avanço histórico de inclusão de produto hidrelétrico no Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência, a ser realizado em junho de 2025.

A partir de desenvolvimento de estudos e metodologias pela EPE, o Ministério de Minas e Energia pôde avançar com segurança para o desenho de um leilão que, contratando hidrelétricas, muito beneficiará a confiabilidade de sistema elétrico e a modicidade dos custos futuros de energia aos consumidores.

Afinal de contas, nosso parque hidrelétrico é, literalmente, quem “segura as pontas” no sistema elétrico brasileiro”, escreveu.

Hidreletrica-02-2025.jpg

Hidrelétrica Peixe Angical, rio Tocantins | Foto Marcio di Pietro/Furnas/Eletrobras Fonte: Agência eixos

Fonte: Agência eixos

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.