Giovani Vitória Machado e Heloísa Borges participam do seminário Green Technology for Sustainable Oceans

O Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE, Giovani Vitória Machado, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges, estiveram presentes no seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), a bordo do veleiro Statsraad Lehmkuhl, no Pier Mauá- Rio de Janeiro, no dia 24/02.  

O encontro, organizado pelo Consulado Geral da Noruega e a embaixada no Brasil, trata-se de um dos eventos da expedição One Ocean, preparada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas, com a proposta de buscar ações para desenvolver oceanos mais sustentáveis.

A embarcação, de 98 metros de comprimento e 108 anos de idade, foi reformada e equipada com tecnologia de última geração. Possui instrumentos modernos para coletar dados sobre física, química e biologia, que permitem medir, por exemplo, níveis de gás carbônico, temperatura e acidificação dos oceanos. Coleta também dados acústicos de máxima qualidade em alto mar, assim como faz análises de DNA pela amostragem da água.

A expedição One Ocean acontece no navio-escola Statsraad Lehmkuhl, e fica até o dia 26 de fevereiro, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro.

Giovani Machado e Heloísa Borges.jpeg


Notícias Relacionadas

EPE marca presença no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

17/05/2022 - A EPE marca presença na 26ª edição do maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, que acontece entre os dias 15 a 18 de maio no Riocentro, Rio de Janeiro.

Sistemas Isolados - Planejamento do ciclo 2022

11/05/2022 - A Portaria MME nº 67/2018 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE divulga Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia Nova A-4/2022

09/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-4/2022.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022

09/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022.

EPE participa de Workshop em celebração aos 60 anos do IEN

06/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética, representada pelo seu Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Giovani Vitória Machado, participou do Workshop - “Reatores de Pesquisa e de Potência no Brasil e no mundo e as Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil”.