Equipe EPE fez visita técnica à usina termelétrica UTE GNA I, localizada no Porto do Açu

​No dia 27/07/2022, integrantes de diversas áreas da EPE visitaram a usina termelétrica UTE GNA I, localizada no Porto do Açu, no município de São João da Barra (RJ), com cerca de 1.340 MW de capacidade instalada. A equipe da EPE, além de interagir tecnicamente com os funcionários, pode observar as principais instalações da usina, dentre as quais podem ser destacadas as unidades geradoras compostas por turbinas gás, geradores e caldeiras de recuperação, bem como a turbina a vapor. Os funcionários da EPE tiveram ainda a oportunidade de conhecer também o navio regaseificador do complexo do Porto do Açu, instalado a cerca de 2km da usina, no mesmo complexo portuário. A visita técnica proporcionou discussões relevantes sobre o o dia-a-dia da operação do empreendimento e trouxe elementos interessantes que ampliam a visão analítica das equipes que trabalham na EPE. Além disso, esse tipo de visita e as discussões proporcionadas são importantes para o processo de retroalimentação do planejamento energético, com contribuições relevantes para os estudos integrados realizados na EPE.

WhatsApp Image 2022-07-29 at 18.20.04 (3).jpeg

WhatsApp Image 2022-07-29 at 18.20.03.jpeg

Notícias Relacionadas

Posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado

29/09/2023 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta sexta-feira (25/9), no Rio de Janeiro, da posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 2,9% em agosto de 2023

28/09/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 43.405 GWh em agosto de 2023, alta de 2,9% em comparação com mesmo mês de 2022, sendo o décimo mês consecutivo de crescimento.

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS.

25/09/2023 - O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema. A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, além de compensar a emissão de setores de difícil descarbonização.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.