Publicado em 3 de abril de 2025
Na quarta-feira, 2, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, em seu escritório central, no Rio de Janeiro, uma comitiva da Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica Latino-Americanas (Adelat), que tem como propósito promover a construção de conhecimento compartilhado entre as distribuidoras da América Latina, habilitando-as à transição energética.
"Fazer esse intercâmbio e trocar experiências para nós é sempre muito rico", asseverou Gustavo Ataíde, Chefe de Gabinete da Presidência da EPE, antes do início da apresentação institucional da Empresa. Da parte da estatal, também participaram da reunião integrantes das diretorias de Estudos de Energia Elétrica (DEE) e de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA).
Além de fazer sua própria apresentação institucional, a Adelat fez uma exposição sobre leilões de potência e energia na Guatemala. "O que temos hoje são as regras mudando muito em função, talvez, da transição energética", comentou a Diretora Executiva da Adelat, Alessandra Amaral, e acrescentou: "Estamos em um momento muito propício para intercâmbio de boas práticas e experiências."
Com 22 membros de nove países – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala e Peru –, a associação atua em geração de conhecimento, construção de alianças e inserção na agenda pública, com promoção de webinários e publicação de policy papers e resumos, especialmente referentes a modelos bidirecionais de distribuição de energia (DSO).
