Depois de alguns anos mantendo o mesmo formato, a EPE resolveu inovar na forma de apresentação da resenha mensal deixando o documento em um formato mais moderno, de fácil leitura, que apresenta informações e dados com textos, imagens, números, gráficos, tabelas e ícones, bem semelhante a um infográfico.
O documento anterior possuía um caráter mais sóbrio e simples, mas acreditamos que esta inovação era um desejo não só da equipe, mas principalmente dos usuários que poderão obter informações de forma mais ágil.
Veja os principais destaques deste mês:
O consumo nacional de eletricidade totalizou 41.144 GWh em janeiro de 2020, apresentando redução de 1,2% em relação ao mesmo mês de 2019. Houve crescimento no consumo das regiões Norte (+12,7%), Nordeste (+2,0%) e Centro-Oeste (+0,4%) e queda no Sul (-0,7%) e no Sudeste (-4,4%).
Considerando as principais classes de consumo:
O consumo Residencial ficou estável no mês, apesar das altas nas regiões Norte (+10,1%), Nordeste (+6,2%) e Centro-Oeste (+2,4%).
O consumo no Comércio e Serviços reduziu 1,3% em janeiro, influenciado pelas regiões Sudeste (-2,9%) e Sul (-2,3%).
As temperaturas mais amenas em relação ao mesmo mês do ano anterior foram determinantes nas taxas das classes Residencial e Comercial.
O consumo Industrial caiu 2,9% no mês, sétima queda mensal consecutiva, em razão, sobretudo, das quedas dos ramos extrativo de minerais metálicos (-20,5%) e químico (-7,5%). A metalurgia dos metais não-ferrosos, intensiva em energia elétrica, se sobressaiu no Norte, mas puxou para baixo o desempenho do Sudeste.
Clique nos links para acessar a Resenha Mensal e ouvir o nosso Podcast, que este mês é com Lena Santini Loureiro, Analista de Pesquisa Energética.

