EPE publica Resenha Mensal de Fevereiro em novo formato

Depois de alguns anos mantendo o mesmo formato, a EPE resolveu inovar na forma de apresentação da resenha mensal deixando o documento em um formato mais moderno, de fácil leitura, que apresenta informações e dados com textos, imagens, números, gráficos, tabelas e ícones, bem semelhante a um infográfico.

O documento anterior possuía um caráter mais sóbrio e simples, mas acreditamos que esta inovação era um desejo não só da equipe, mas principalmente dos usuários que poderão obter informações de forma mais ágil. 

Veja os principais destaques deste mês:

O consumo nacional de eletricidade totalizou 41.144 GWh em janeiro de 2020, apresentando redução de 1,2% em relação ao mesmo mês de 2019. Houve crescimento no consumo das regiões Norte (+12,7%), Nordeste (+2,0%) e Centro-Oeste (+0,4%) e queda no Sul (-0,7%) e no Sudeste (-4,4%).

Considerando as principais classes de consumo:

  • O consumo Residencial ficou estável no mês, apesar das altas nas regiões Norte (+10,1%), Nordeste (+6,2%) e Centro-Oeste (+2,4%).

  • O consumo no Comércio e Serviços reduziu 1,3% em janeiro, influenciado pelas regiões Sudeste (-2,9%) e Sul (-2,3%).

  • As temperaturas mais amenas em relação ao mesmo mês do ano anterior foram determinantes nas taxas das classes Residencial e Comercial.

  • O consumo Industrial caiu 2,9% no mês, sétima queda mensal consecutiva, em razão, sobretudo, das quedas dos ramos extrativo de minerais metálicos (-20,5%) e químico (-7,5%). A metalurgia dos metais não-ferrosos, intensiva em energia elétrica, se sobressaiu no Norte, mas puxou para baixo o desempenho do Sudeste.

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal e ouvir o nosso Podcast, que este mês é com Lena Santini Loureiro, Analista de Pesquisa Energética.


Infográfico Resenha Janeiro_20.jpg


0.jpg

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.