EPE publica Relatório R1 do “Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1 : Área Sul"

Foi finalizado em dezembro de 2021 o relatório R1 " Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1: Área Sul", elaborado pelas equipes da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) e da Superintendência de Meio Ambiente (SMA) da EPE.

Este estudo é o primeiro de um conjunto de três volumes que recomendarão reforços estruturais no Sistema Interligado Nacional que permitirão solucionar restrições locais para conexão de futuros projetos de geração, aumentar a confiabilidade no atendimento à carga e, em sintonia com as recomendações que virão do Estudo da Expansão das Interligações Regionais, permitirá ampliar a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.

Quando todos esses estudos estiverem finalizados, a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste aumentará significativamente, passando de 17,2 GW, previsto para o ano de 2026, para aproximadamente 30 GW, viabilizando assim o escoamento de geração de cerca de 57 GW de geração renovável nas regiões Norte/Nordeste.

Este primeiro volume trata apenas da expansão da Área Sul da região Nordeste. Contudo, dada a magnitude do potencial previsto, as recomendações envolveram expansões da malha de transmissão desde a região norte do estado da Bahia até os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O total de investimentos previstos é da ordem de R$ 18,2 bilhões (aproximadamente 6600km de linhas de transmissão em 500kV e 4 novas subestações de Rede Básica).

Dentre as recomendações deste estudo também se destaca a necessidade de antecipar a maioria das obras previstas no estudo "Expansão da Capacidade de Transmissão da Região Norte de Minas Gerais", que agregam mais R$ 6,3 bilhões em investimentos, com cerca de 2.500km de linhas de transmissão em 500kV e 1 nova subestação de Rede Básica.

O Ministério de Minas e Energia e a EPE estão planejando Webinar em data a ser ainda definida para apresentar, às associações, agentes de geração e transmissão e demais interessados, não apenas as premissas e a solução de planejamento recomendada no referido estudo, mas também o seu encadeamento com os demais estudos em andamento. Em breve maiores detalhes sobre esse Webinar serão divulgados.

Clique aqui para acessar o relatório R1 " Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1: Área Sul":

 


Notícias Relacionadas

EPE publica estudo sobre a formação de preço do GLP no mercado brasileiro

15/05/2024 - O estudo tem o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil e mostra a evolução da composição dos preços de GLP no mercado brasileiro. A publicação apresenta, também, uma comparação internacional da composição dos preços finais de GLP.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.