EPE publica Relatório R1 do “Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1 : Área Sul"

Foi finalizado em dezembro de 2021 o relatório R1 " Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1: Área Sul", elaborado pelas equipes da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) e da Superintendência de Meio Ambiente (SMA) da EPE.

Este estudo é o primeiro de um conjunto de três volumes que recomendarão reforços estruturais no Sistema Interligado Nacional que permitirão solucionar restrições locais para conexão de futuros projetos de geração, aumentar a confiabilidade no atendimento à carga e, em sintonia com as recomendações que virão do Estudo da Expansão das Interligações Regionais, permitirá ampliar a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.

Quando todos esses estudos estiverem finalizados, a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste aumentará significativamente, passando de 17,2 GW, previsto para o ano de 2026, para aproximadamente 30 GW, viabilizando assim o escoamento de geração de cerca de 57 GW de geração renovável nas regiões Norte/Nordeste.

Este primeiro volume trata apenas da expansão da Área Sul da região Nordeste. Contudo, dada a magnitude do potencial previsto, as recomendações envolveram expansões da malha de transmissão desde a região norte do estado da Bahia até os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O total de investimentos previstos é da ordem de R$ 18,2 bilhões (aproximadamente 6600km de linhas de transmissão em 500kV e 4 novas subestações de Rede Básica).

Dentre as recomendações deste estudo também se destaca a necessidade de antecipar a maioria das obras previstas no estudo "Expansão da Capacidade de Transmissão da Região Norte de Minas Gerais", que agregam mais R$ 6,3 bilhões em investimentos, com cerca de 2.500km de linhas de transmissão em 500kV e 1 nova subestação de Rede Básica.

O Ministério de Minas e Energia e a EPE estão planejando Webinar em data a ser ainda definida para apresentar, às associações, agentes de geração e transmissão e demais interessados, não apenas as premissas e a solução de planejamento recomendada no referido estudo, mas também o seu encadeamento com os demais estudos em andamento. Em breve maiores detalhes sobre esse Webinar serão divulgados.

Clique aqui para acessar o relatório R1 " Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1: Área Sul":

 


Notícias Relacionadas

MME abre Consulta Pública do PDE 2031

24/01/2022 - Encontra-se aberta, no site do Ministério de Minas e Energia (MME), a consulta pública nº 119/2020 para aprimoramento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031, com prazo de contribuições até dia 23 de fevereiro de 2022.

EPE publica a Nota Técnica: " Serviços Ecossistêmicos e o Setor Elétrico: Oportunidades e Desafios da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais"

24/01/2022 - A Lei n. 14.119/2021, que instituiu a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), tem o objetivo de estimular a elaboração e a execução de projetos privados voluntários de provimento e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Para tanto, o alinhamento entre políticas setoriais, incluindo aquelas relacionadas ao setor de energia, e a complementariedade e coordenação com iniciativas de PSA existentes é uma de suas diretrizes.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2022

24/01/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (ONS NT 0007/2022 / EPE-DEE-RE-002/2022) referente à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico para definição da capacidade de escoamento de instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG). O procedimento da divulgação foi estabelecido pela Portaria MME nº 444, de 25 de agosto de 2016, em seu artigo 3º, §2º.

MME abre Consulta Pública sobre Proposta de Diretrizes para a Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico

21/01/2022 - Foi publicada pelo Ministério de Minas e Energia – MME, a Consulta Pública nº 118 de 21/01/2022, que apresenta a Proposta de Diretrizes para a Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico - Lei nº 14.120/2021. A EPE foi a responsável pela elaboração do documento sob a coordenação técnica do Diretor Giovani Vitória Machado, da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de dezembro de 2021

21/01/2022 - O mês de dezembro viu uma recuperação nos preços do petróleo. A rápida disseminação da variante Ômicron de Covid-19 começou o mês causando uma pressão de baixa sobre os preços. Essa foi se dissipando com a constatação de que a demanda continuava em alta, e de que a contaminação dessa variante causa uma menor chance de hospitalização.