EPE publica Relatório R1 do “Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1 : Área Sul"

Foi finalizado em dezembro de 2021 o relatório R1 " Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1: Área Sul", elaborado pelas equipes da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) e da Superintendência de Meio Ambiente (SMA) da EPE.

Este estudo é o primeiro de um conjunto de três volumes que recomendarão reforços estruturais no Sistema Interligado Nacional que permitirão solucionar restrições locais para conexão de futuros projetos de geração, aumentar a confiabilidade no atendimento à carga e, em sintonia com as recomendações que virão do Estudo da Expansão das Interligações Regionais, permitirá ampliar a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.

Quando todos esses estudos estiverem finalizados, a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste aumentará significativamente, passando de 17,2 GW, previsto para o ano de 2026, para aproximadamente 30 GW, viabilizando assim o escoamento de geração de cerca de 57 GW de geração renovável nas regiões Norte/Nordeste.

Este primeiro volume trata apenas da expansão da Área Sul da região Nordeste. Contudo, dada a magnitude do potencial previsto, as recomendações envolveram expansões da malha de transmissão desde a região norte do estado da Bahia até os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O total de investimentos previstos é da ordem de R$ 18,2 bilhões (aproximadamente 6600km de linhas de transmissão em 500kV e 4 novas subestações de Rede Básica).

Dentre as recomendações deste estudo também se destaca a necessidade de antecipar a maioria das obras previstas no estudo "Expansão da Capacidade de Transmissão da Região Norte de Minas Gerais", que agregam mais R$ 6,3 bilhões em investimentos, com cerca de 2.500km de linhas de transmissão em 500kV e 1 nova subestação de Rede Básica.

O Ministério de Minas e Energia e a EPE estão planejando Webinar em data a ser ainda definida para apresentar, às associações, agentes de geração e transmissão e demais interessados, não apenas as premissas e a solução de planejamento recomendada no referido estudo, mas também o seu encadeamento com os demais estudos em andamento. Em breve maiores detalhes sobre esse Webinar serão divulgados.

Clique aqui para acessar o relatório R1 " Estudo de Escoamento de Geração da Região Nordeste – Volume 1: Área Sul":

 


Notícias Relacionadas

EPE divulga resultado final do 8º Concurso Público e já pode contratar os aprovados.

29/06/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29/6), a homologação do 8º Concurso Público (edital nº 1/2022) para o provimento de 17 vagas imediatas e 119 em cadastro de reserva para os cargos de Analista de Gestão Corporativa e Analista de Pesquisa Energética.

Saiba o que muda na comunicação da EPE no período eleitoral

28/06/2022 - Atendendo à legislação eleitoral vigente e às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), algumas restrições serão implementadas no site e nas redes sociais oficiais da EPE no período de Defeso Eleitoral que, de acordo com o Calendário Eleitoral, inicia em 2 de julho e encerra em 2 de outubro (podendo ser estendido até o dia 30 de outubro, no caso de eventual 2º turno), normas especiais relativas às ações de comunicação nos órgãos da Administração Pública federal devem ser observadas.

Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia de 2022: EPE publica orientações para cadastramento

24/06/2022 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria Normativa nº 46/GM/MME, de 23 de junho de 2022, com as Diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia, de 2022 (LRCE de 2022).

EPE lança o Informe Técnico – Atualização de Preços de Referência para Estudos de Planejamento: Data-Base Março de 2022

23/06/2022 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 e a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.549/2019 (data-base: julho de 2017) considerando a data-base de março de 2022.

Lançamento do Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis no Mundo.

21/06/2022 - A EPE apresenta o Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis no Mundo, uma aplicação online que mostra os percentuais de mistura mandatória de biocombustíveis líquidos para o setor de transportes em diversos países do mundo. A aplicação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a participação da bioenergia no mundo, considerando sua diversidade e as oportunidades correlatas, como, por exemplo a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.