EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2024

Os preços do óleo diesel nacional devem continuar elevados em 2024, reduzindo-se pouco em relação a 2023, mas ficando abaixo dos preços recordes do óleo diesel registrados em 2022. Internacionalmente, os preços do petróleo e do óleo diesel continuarão pressionados pelos cortes da Opep+, pelo aumento da demanda de óleo diesel, e pelos desafios de uma eletrificação da frota mundial, incluindo a limitação de substituir o uso do diesel em setores de difícil descarbonização. 

A demanda de óleo diesel do Brasil também deve continuar elevada, com a melhora na economia coincidindo com a expansão do agronegócio e com a recuperação da construção civil. Nesse contexto, o Brasil continuará importador desse derivado de petróleo, valorizado no mercado internacional. 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com o objetivo de dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em sua previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), elabora uma projeção específica dos preços a serem pagos pelos geradores dos Sistemas Isolados e usinas da Região Sul. Os preços pagos por esses geradores tendem a manter seus patamares em 2024, apesar da redução dos preços internacionais. A recuperação dos tributos compensa parcialmente a redução projetada para os preços de biodiesel e de realização do diesel de origem fóssil. Além disso, os custos logísticos tendem a incrementar o ônus sobre o combustível fornecido às regiões mais remotas, como é o caso das localidades pertencentes aos Sistemas Isolados. 

Esses patamares de preços impactarão o orçamento para a CDE em 2024, com reflexos, inclusive, na conta de eletricidade dos usuários do Sistema Interligado Nacional.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.