EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2022

​A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural do Reino Unido, país com uma longa história de importância com a indústria moderna da energia. Ao longo das últimas décadas, o Reino Unido passou por um amplo processo de transformação em seu portfólio de energia, no qual o carvão mineral perdeu a posição de destaque, sendo substituído pelo gás natural e, mais recentemente, pelas renováveis.

Na conjuntura internacional, a publicação destaca os eventos associados ao conflito na Ucrânia, além de sanções, tensões geopolíticas e a preocupação com a segurança do abastecimento energético. Na seção Brasil, o boletim comenta como o aumento global dos preços de petróleo e de seus derivados dominou a pauta de discussões no País, com a adoção de medidas voltadas às variações de preços. No mercado nacional de gás natural, diversos agentes se preparam para iniciar suas operações.

Na seção Estatísticas, é verificada uma queda nos patamares de preços internacionais de petróleo e gás natural ao longo do 2º semestre, parcialmente impactado pela desaceleração do crescimento da economia chinesa. Os estoques de petróleo e derivados dos países da OCDE subiram. Restrições na oferta mundial de gás natural e elevada demanda na Europa pressionaram os preços do combustível com registros de recordes. A produção de gás natural da Rússia caiu 25% no 3º trimestre de 2022, em relação ao nível pré-pandemia e 23% em relação ao nível pré-conflito militar com a Ucrânia. No Brasil, apesar de ter ocorrido regaseificação de algumas cargas de GNL importado, o consumo de gás natural para geração elétrica caiu drasticamente devido à recuperação da geração hidrelétrica após as secas de 2021.

Clique aqui para cohecer nova edição ou aqui para acessar todas as edições.


 


Notícias Relacionadas

EPE divulga apresentação feita no World Petroleum Congress 2023 sobre Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS)

02/10/2023 - Realizada em Calgary (Alberta, Canadá), entre os dias 17 e 21 de setembro de 2023, a 24ª edição do World Petroleum Congress teve como foco a promoção de uma transição energética acessível, econômica e segura.

Posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado

29/09/2023 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta sexta-feira (25/9), no Rio de Janeiro, da posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 2,9% em agosto de 2023

28/09/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 43.405 GWh em agosto de 2023, alta de 2,9% em comparação com mesmo mês de 2022, sendo o décimo mês consecutivo de crescimento.

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS.

25/09/2023 - O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema. A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, além de compensar a emissão de setores de difícil descarbonização.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).