A 14ª edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Guiana e do Suriname, que, após descobertas relevantes em águas profundas, passaram a ter potencial para figurar entre os principais atores no cenário mundial da indústria de óleo e gás. O periódico traz informações sobre outros fatores que contribuíram para o aumento da produção, como marcos regulatórios que favorecem investimentos, mas também aspectos que podem dificultar a concretização desse potencial, como disputas territoriais e políticas e um cenário de transição energética.
O boletim também mostra, na seção da conjuntura internacional, que o GNL teve um papel fundamental no reforço da oferta de gás natural na Europa, e que a relevância do petróleo, gás e derivados na matriz energética mundial foi ressaltada. Na conjuntura Brasil, a publicação explica a redução de preços para os consumidores finais de combustíveis e informa sobre a instituição do programa Gás para Empregar para aproveitar melhor o gás produzido.
A parte de Estatísticas destaca um aumento da capacidade ociosa de produção da OPEP+ em relação ao 1º trimestre, diminuição dos estoques da OCDE em relação à média 2018-2022, a relativa estabilidade dos preços internacionais de petróleo, além da queda média de 64% nos preços do gás natural.
Confira a mais recente edição clicando aqui.