EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

​​O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes. Da mesma forma, avalia-se a trajetória de custos reportados dos empreendimentos, verificando-se reduções principalmente na fração de equipamentos. Por fim, são listados os empreendimentos vendedores, com um resumo de suas características, e apresenta-se o histórico de preços de contratação da fonte fotovoltaica nos leilões de energia desde 2014. O documento está disponível em Português  e Inglês.

O documento está disponível em português  e inglês. 


NT PV CAPA.jpg

Notícias Relacionadas

EPE apresenta perspectivas para hidrelétricas reversíveis em seminário do Gesel/UFRJ

14/05/2025 - Na última quinta-feira, 8 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) levou a palestra "Perspectivas para a inserção das Usinas Hidrelétricas Reversíveis na visão do planejamento energético" para seminário do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

EPE Divulga Fact Sheet sobre Impactos das Mudanças Climáticas no Sistema de Transmissão de Energia Elétrica

14/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou o segundo fact sheet da série dedicada à análise dos efeitos das mudanças climáticas sobre o setor elétrico brasileiro. Intitulado "Transmissão e Mudanças Climáticas", o documento reúne dados e reflexões sobre os principais riscos climáticos que ameaçam a rede de transmissão e aponta caminhos para fortalecer a resiliência do sistema.

EPE na Missão Técnica Internacional sobre armazenamento de energia e Grid Forming a convite da Huawei

13/05/2025 - Na última semana, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a convite da Huawei, integrou uma missão técnica internacional ao lado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e representantes de universidades brasileiras. O objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) e requisitos Grid Forming.

Estudos da EPE e PNIIGB são citados em debates do Conexão ATGás

13/05/2025 - Nesta terça-feira, 13, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do Conexão ATGás. Realizado pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o evento teve por objetivo promover o diálogo e a cooperação entre as transportadoras e os carregadores de gás natural.

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.