EPE apresenta perspectivas para hidrelétricas reversíveis em seminário do Gesel/UFRJ

Publicado em 14 de maio de 2025

Gesel-UFRJ1-05-2025.jpg
Seminário ocorreu presencialmente no Instituto de Economia da UFRJ, no Rio

Na última quinta-feira, 8 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) levou a palestra "Perspectivas para a inserção das Usinas Hidrelétricas Reversíveis na visão do planejamento energético" para seminário do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Intitulado "Perspectivas das Usinas Hidrelétricas Reversíveis para o armazenamento hídrico", o seminário reuniu exposições de diretores do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além da EPE e de representantes do segmento de geração: Eletrobras, Engie, Auren, CTG, Neoenergia, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), State Grid e Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Gesel-UFRJ2-05-2025.jpg
Diretor da EPE apresentou perspectivas para as UHRs sob a ótica do planejamento

Proferida pelo titular da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica (DEE) da EPE, Reinaldo Garcia, que representou a EPE ao lado do analista André Makishi, da Superintendência de Geração de Energia (SGR), a apresentação destacou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 e fez um balanço dos benefícios e desafios das Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) e do armazenamento.

As UHRs oferecem uma solução promissora para muitos dos desafios que surgem na transição energética, particularmente a necessidade de armazenamento de energia e flexibilidade operacional. Os recursos de armazenamento terão papel vital no sistema elétrico futuro, mas isso só será possível com a criação de um ambiente regulatório e de mercado favoráveis ao investimento.

Pela primeira vez, as tecnologias de armazenamento fazem parte da composição do Cenário de Referência do PDE — e tendem a ganhar mais espaço com o avanço da tecnologia e redução dos custos. A EPE estuda todas as tecnologias e, do ponto de vista do planejamento, não há óbice à inserção de UHRs no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para o Gesel, o seminário "superou as expectativas e contribuiu para a consolidação de um marco regulatório que viabilize os investimentos em UHR através de leilão do tipo Reserva de Capacidade".

Webinário "Usinas Reversíveis e Hidrelétricas no Brasil"
Roadmap Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) — Perspectivas e caminhos para a inserção das usinas reversíveis no Brasil
Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): Desafios para inserção em mercados de energia elétrica
Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência 2025

Gesel-UFRJ3-05-2025.jpg

Notícias Relacionadas

EPE na Missão Técnica Internacional sobre armazenamento de energia e Grid Forming a convite da Huawei

13/05/2025 - Na última semana, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a convite da Huawei, integrou uma missão técnica internacional ao lado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e representantes de universidades brasileiras. O objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) e requisitos Grid Forming.

Estudos da EPE e PNIIGB são citados em debates do Conexão ATGás

13/05/2025 - Nesta terça-feira, 13, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do Conexão ATGás. Realizado pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o evento teve por objetivo promover o diálogo e a cooperação entre as transportadoras e os carregadores de gás natural.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.