Publicado em 14 de maio de 2025
Seminário ocorreu presencialmente no Instituto de Economia da UFRJ, no Rio
Na última quinta-feira, 8 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) levou a palestra "Perspectivas para a inserção das Usinas Hidrelétricas Reversíveis na visão do planejamento energético" para seminário do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Intitulado "Perspectivas das Usinas Hidrelétricas Reversíveis para o armazenamento hídrico", o seminário reuniu exposições de diretores do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além da EPE e de representantes do segmento de geração: Eletrobras, Engie, Auren, CTG, Neoenergia, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), State Grid e Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Diretor da EPE apresentou perspectivas para as UHRs sob a ótica do planejamento
Proferida pelo titular da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica (DEE) da EPE, Reinaldo Garcia, que representou a EPE ao lado do analista André Makishi, da Superintendência de Geração de Energia (SGR), a apresentação destacou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 e fez um balanço dos benefícios e desafios das Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) e do armazenamento.
As UHRs oferecem uma solução promissora para muitos dos desafios que surgem na transição energética, particularmente a necessidade de armazenamento de energia e flexibilidade operacional. Os recursos de armazenamento terão papel vital no sistema elétrico futuro, mas isso só será possível com a criação de um ambiente regulatório e de mercado favoráveis ao investimento.
Pela primeira vez, as tecnologias de armazenamento fazem parte da composição do Cenário de Referência do PDE — e tendem a ganhar mais espaço com o avanço da tecnologia e redução dos custos. A EPE estuda todas as tecnologias e, do ponto de vista do planejamento, não há óbice à inserção de UHRs no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Para o Gesel, o seminário "superou as expectativas e contribuiu para a consolidação de um marco regulatório que viabilize os investimentos em UHR através de leilão do tipo Reserva de Capacidade".
Webinário "Usinas Reversíveis e Hidrelétricas no Brasil"
Roadmap Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) — Perspectivas e caminhos para a inserção das usinas reversíveis no Brasil
Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): Desafios para inserção em mercados de energia elétrica
Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência 2025