EPE publica Nota Técnica de Repotenciação e Modernização de Usinas Hidrelétricas, Ganhos de Eficiência, Energia e Capacidade Instalada.

 A EPE disponibiliza a Nota Técnica de Repotenciação e Modernização de Usinas Hidrelétricas com foco em Ganhos de eficiência, energia e capacidade instalada. Este trabalho é a mais recente contribuição da Empresa de Pesquisa Energética - EPE aos estudos sobre Repotenciação e Modernização do parque hidrelétrico brasileiro. Dentre as contribuições destacam-se:

Identificação inicial dos efeitos econômicos e energéticos da degradação do maquinário do parque hidrelétrico brasileiro e          estimativa do custo acarretado à operação do Sistema Interligado Nacional - SIN;

Estimativa inicial do montante de energia e de capacidade adicional obteníveis por repotenciação e modernização;

Estimativa dos investimentos requeridos para repotenciação com escopo de eficiência e capacidade;

Avaliação econômica dos benefícios de energia e de potência trazidos por repotenciação e modernização;

Apontamentos de temas regulatórios atinentes para discussão.

Salienta-se que o potencial brasileiro de repotenciação, que pode ser maior que a seleção deste estudo, é ainda um campo extenso para ganhos de eficiência, de capacidade e de confiabilidade para o sistema, além da possibilidade de investimentos que movimentem toda a indústria hidrelétrica brasileira. A regulação adequada, o modelo de negócio, os contratos de concessão legados, a remuneração por capacidade, dentre outros, são os ingredientes que comporão futuro mecanismo que normatize os investimentos em repotenciação.

Acesse aqui a Nota Técnica


Notícias Relacionadas

EPE publica Atualização da NT DEE-RE-057/2016-r4 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos.

27/03/2023 - A Nota Técnica DEE-RE-057/2016 - Instruções para medições meteorológicas em parques eólicos - foi revisada para a versão R4 em seus itens 3.18; 3.21 e 6.4. As atualizações foram referentes à:

EPE participa da inauguração do primeiro sistema de armazenamento por bateria em larga escala do país.

24/03/2023 - escala do país. Foi inaugurado nesta quinta-feira, 23, o primeiro sistema de energia em baterias em larga escala do país, em Registro, São Paulo. O evento contou com os representantes da ANEEL, o diretor-geral Sandoval Feitosa, o diretor Ricardo Tili e o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno. A EPE foi representada pelo analista de pesquisa energética Fábio de Almeida Rocha (DEE/STE).

Representantes de 25 países debatem no Brasil o futuro da energia limpa mundial

24/03/2023 - Mais de 300 representantes de 25 países debateram, entre os dias 20 e 22 de março, o futuro das energias limpas e renováveis no planeta. A reunião de altos oficiais da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI) foi realizada no Rio de Janeiro (RJ). O evento é preparatório para Reunião Ministerial da CEM e da MI, que acontece em julho, em Goa, na Índia. Em 2024, a reunião será sediada pelo Brasil, como reconhecimento do protagonismo do País no tema.

EPE participa do 3° Webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia

23/03/2023 - Foi realizado na sexta feira, 10, a terceira edição do webinar EBP 2.0 - Grande Impulso Energia, com a participação da Analista de Pesquisa Energética Camila Ferraz (DEA/SEE) na moderação de um painel de com especialistas nas áreas de inovação e energia.

EPE publica os Informe Técnico sobre geração distribuída a diesel.

22/03/2023 - A MMGD a diesel surgiu espontaneamente, por viabilidade econômica, em resposta à tarifa horo-sazonal, que visou – e conseguiu – reduzir os picos de demanda no sistema interligado nacional, que ocorriam no fim da tarde e início da noite, nos idos da década de 1980.