Desde 2020, os preços de gás natural nos mercados internacionais têm sofrido uma intensa volatilidade com recordes de quedas e picos. Os principais impulsionadores destas variações foram a pandemia de Covid-19, condições climáticas atípicas, o crescimento da demanda asiática por gás natural liquefeito e o conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia.
Nesses contextos os principais marcadores de preços de gás natural evidenciaram novas dinâmicas e inter-relações entre os principais agentes exportadores e importadores no mundo. Tais dinâmicas nos mercados e hubs de gás natural no mundo têm sido acompanhadas de incertezas quanto à demanda e à oferta desta commodity energética, aumentando o desafio de previsibilidade dos seus preços no curto e no médio prazo pelas principais instituições que analisam o setor energético mundial.
Neste Caderno de Estudos sobre Preços de Gás Natural são apresentadas projeções para os preços médios do gás natural na Europa e para o gás natural liquefeito (GNL) na Ásia, no horizonte de 2035, considerando informações disponíveis até fevereiro de 2023. De forma simplificada, são apresentadas a metodologia para as projeções, as principais premissas do estudo e comparações internacionais. Além de considerar as ressalvas e recomendações para o uso das informações fornecidas.
As metodologias para análises de preços de gás natural na EPE estão em fase de aprimoramento. Este documento representa, portanto, uma ferramenta de compartilhamento de informações que possam apoiar as reflexões dos agentes interessados nos recentes acontecimentos nos mercados de gás.