As mudanças climáticas exigem ações globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Este desafio é particularmente grande para setores de difícil descarbonização, como a aviação, que representou 2% das emissões globais em 2022. Mesmo com melhorias na eficiência das aeronaves, a demanda por querosene de aviação e as emissões de GEE tendem a crescer.
Nesse cenário, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) estabeleceu metas para reduzir emissões, visando atingir emissões líquidas zero até 2050 e criou o programa CORSIA para tanto. Em paralelo, o Brasil também está desenvolvendo o ProBioQAV para lidar com as emissões dos voos domésticos. Uma parte significativa dessa redução de emissões virá dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), combustíveis produzidos a partir de recursos renováveis que possuem propriedades análogas ao querosene fóssil e compatíveis com a infraestrutura existente.
Com vasta experiência na produção de biocombustíveis e disponibilidade de matérias-primas renováveis, o Brasil pode desempenhar um papel de liderança nesse mercado, acelerando a transição para uma economia sustentável. A EPE desenvolveu este Caderno para consolidar informações acerca do tema e avaliar possíveis trajetórias para alcançar esses objetivos. A produção de SAF pode diversificar matérias-primas, promover o desenvolvimento regional, fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda, ao mesmo tempo que contribui para redução do impacto ambiental do setor aéreo.
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