EPE e Abiquim iniciam estudo sobre o potencial do etano como matéria-prima petroquímica

Publicado em 13 de maio de 2025

​A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) deram início a um estudo conjunto para avaliar as oportunidades associadas ao uso do etano — fração associada ao gás natural — como matéria-prima para a produção de petroquímicos no Brasil.

A reunião de abertura dos trabalhos (kick-off) foi realizada no dia 8 de maio, na sede da EPE, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes das duas instituições e da consultoria Chemvision, que prestará apoio técnico ao estudo.

O objetivo principal é analisar a disponibilidade de etano no mercado nacional e faixas de preços viáveis para seu uso como insumo principal em um cracker de eteno, com o desenvolvimento de um caso de referência e análises de sensibilidade a variáveis como investimento e condições de mercado.

Este novo estudo se inspira em outras iniciativas da EPE voltadas ao aproveitamento do gás natural como insumo industrial, entre elas:

  • Gás Natural como Matéria-Prima para Ureia – Análise de Viabilidade Econômica para o Mercado Brasileiro, disponível em: link;

  • Fact Sheet – Gás Natural como Matéria-Prima para o Metanol, disponível em: link.

A EPE foi representada por integrantes da Presidência, da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) e da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG).

O estudo reforça o papel da EPE na articulação entre os setores de energia e indústria, contribuindo para os estudos de planejamento energético integrado e para a redução da assimetria de informação no mercado.

Abiquim-05-2025.png

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE lança chamada pública para o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB)

17/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) inicia, nesta quinta-feira, 17, chamada pública com o objetivo de coletar contribuições que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB). A iniciativa foi formalizada por meio do Decreto nº 12.153/2024, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento coordenado da oferta, demanda e infraestrutura associadas ao gás natural e ao biometano no Brasil.