EPE publica Avaliação das Capacidades de Escoamento do SIN

​A Empresa de Pesquisa Energética – EPE apresenta o Relatório EPE-DEE-RE-085/2022-rev0 – "Avaliação Prospectiva das Capacidades Remanescentes de Escoamento do SIN", que contempla uma avaliação prospectiva das margens de escoamento de energia da rede considerando as recomendações dos principais estudos de planejamento da transmissão emitidos até agosto de 2022, tendo por foco o período 2028-2029. Esse período foi selecionado por representar o período inicial da recomendação dos estudos de Escoamento da Geração da Região Nordeste (Volumes 1, 2 e 3) e de Expansão das Interligações Regionais (relatórios disponíveis neste link). Tais estudos recomendaram um conjunto de reforços sistêmicos que influenciam o desempenho elétrico de todo SIN e a avaliação das margens de escoamento que será proporcionada por essas ampliações traz uma perspectiva das margens futuras que estarão disponíveis no sistema.

Além disso, a EPE disponibiliza uma ferramenta interativa denominada Painel de Monitoramento da Capacidade de Escoamento do SIN, que sintetiza os principais resultados apresentados nesse relatório e pode ser acessado em uma nova área do site da EPE.

Acesse o Painel aqui


Notícias Relacionadas

A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2023

02/06/2023 - A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Nesta edição são apresentados dados de geração e capacidade de geração de energia elétrica,

EPE participa do Fórum Brasileiro de Líderes de Energia.

02/06/2023 - Ocorreu nos dias 1 e 2 de junho, no Rio de Janeiro, o Fórum Brasileiro de Líderes de Energia, e a EPE foi representada pela presidente interina Angela Livino.

Resenha Mensal mostra crescimento de 3,4% em comparação com mesmo mês de 2022

30/05/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 44.693 GWh em abril de 2023, crescimento de 3,4% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de expansão desde outubro de 2021.

Fact Sheet AAE e AAAS: possibilidades e limitações

26/05/2023 - O fact sheet apresenta aplicações e limitações da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) com o objetivo de trazer transparência sobre essas ferramentas e informações sobre os dois estudos (EAAS) realizados.

EPE publica Caderno de Tecnologias de Geração

23/05/2023 - Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a primeira edição do "Caderno de Tecnologias da Geração", que mostra a evolução das características técnicas dos projetos de geração centralizada cadastrados na EPE para os Leilões de Energia, incluindo as fontes eólica, solar fotovoltaica, hídrica (CGH e PCH) e termelétricas (a biomassa, gás natural, carvão etc.).