EPE publica as Notas Técnicas dedicadas ao Hidrogênio Cinza e ao Hidrogênio Azul

​O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo; entretanto, raramente é encontrado em sua forma elementar na Terra, onde deve ser produzido a partir de uma matéria-prima contendo-o, mediante o consumo de energia. A produção de hidrogênio através de combustíveis fósseis apresenta-se como o principal processo para obtenção deste energético. O gás natural é a principal fonte utilizada, respondendo por aproximadamente 75% da produção mundial.

Os presente estudos são as primeiras Notas Técnicas da Diretoria de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis com foco em produção de hidrogênio a partir de gás natural (Hidrogênio Cinza, Azul e Turquesa), já anunciado pela EPE. As notas dedicadas ao Hidrogênio Azul e Turquesa foram desenvolvidas através uma cooperação técnica entre a EPE e o BEP (Programa de Energia para o Brasil - da sigla em inglês) do governo britânico.

Os dois estudos publicados apresentam a produção de hidrogênio através do gás natural usando a tecnologia de reforma a vapor. A nota técnica com foco no hidrogênio cinza apresenta os principais aspectos técnicos, econômicos, logísticos, de segurança e estudos de caso desta rota que se apresenta como o estado da arte da produção atual de hidrogênio. Também está sendo publicada a nota técnica com foco  no hidrogênio azul que conta com a aplicação de captura de carbono, serão apresentados os aspectos da produção de hidrogênio a partir do gás natural e as técnicas de captura, armazenamento e utilização de carbono (CCUS) que visam à redução de emissões de dióxido de carbono oriundo do processo de produção do hidrogênio.

A última nota técnica dessa trilogia, dedicada ao hidrogênio turquesa, será publicada até o final do primeiro trimestre de 2022.

Acesse aqui as notas técnicas


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.