EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

​Ocorreu hoje (01/12/2023), o evento de lançamento do estudo "Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial", no Hotel Guanabara Windsor, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, com inscrições abertas ao público em geral, contou também com transmissão "on line". No lançamento do estudo, estiveram presentes representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética, além de atores relevantes do setor energético e da indústria brasileira.

O estudo, elaborado pela PSR em parceria com a Mitsidi, foi encomendado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética Esta Parceria integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A abertura do evento foi realizada pela Diretora do MME, Christiany Faria, pelo Diretor da EPE, Giovani Machado e pela Assessora Técnica da GIZ, Stephanie Gomes, onde se destacou a importância da resposta de demanda no contexto da transição energética em curso e da importância da Parceria Energética no apoio a esse estudo.

Na apresentação dos resultados do estudo, realizada pela equipe da PSR, foram abordados os temas como "A resposta da demanda no mundo", "O benefício da resposta da demanda para o SEB", "Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB", e "Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda".

Destacou-se que, com as mudanças no padrão de oferta e de consumo nos últimos anos, busca por alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, ao propiciar incentivo ao deslocamento da curva de carga de grandes consumidores de energia para outros períodos ao longo do dia, o uso do mecanismo da resposta da demanda contribui para a gestão de atendimento pelo setor elétrico e pode potencializar processos de inovação e criação de novos modelos de negócio no setor industrial. Além disso, neste estudo, são identificadas as necessidades de consumo existentes que não são suficientemente atendidas e são sistematizadas soluções e benefícios de produtos de resposta da demanda no setor elétrico para promover aumento de confiabilidade, eficiência e flexibilidade.

Além de contribuição ao aperfeiçoamento na representação da resposta da demanda no processo de planejamento energético nacional e na elaboração de cenários de penetração da resposta da demanda, os resultados do estudo, também contribuem para a redução das assimetrias de informação com os setores industriais.

O estudo completo, composto por sete cadernos, está disponível no endereço:

https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/estudo-potencial-tecnico-economico-e-de-mercado-da-resposta-da-demanda-com-foco-no-setor-industrial-

IMG_8796.jpg 


Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.