EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Esta Nota Técnica visa auxiliar na compreensão das incertezas e na identificação dos principais drivers para o comportamento de demanda de combustíveis no curto prazo, diante do leque de possibilidades que surgem no contexto atual. A análise inclui, ainda, seus efeitos no refino nacional e no setor de biocombustíveis, podendo haver distintas variações para cada produto – gasolina C, etanol hidratado, óleo diesel B, querosene de aviação (QAV) e gás liquefeito de petróleo (GLP), a depender da trajetória. O estudo também aponta efeitos na arrecadação tributária federal e estadual incidentes sobre a comercialização de combustíveis. 

Para acessar a Nota Técnica, clique na imagem abaixo ou aqui.

redes.jpg



Notícias Relacionadas

EPE participa da Websérie Óleo, Gás e Naval promovida pela FIRJAN

24/09/2020 - A EPE, representada Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, participou nesta quinta-feira, 24/09, do websérie Óleo, Gás e Naval, com Foco em Abastecimento, promovido pela FIRJAN, cujo foco das discussões foi o Mercado de Downstream no Brasil e Rio de Janeiro e oportunidades para o mercado.

EPE publica Nota Técnica sobre a Monetização de Gás Natural Offshore no Brasil

22/09/2020 - O documento tem por objetivo a apresentação das principais tecnologias para monetização de gás natural produzido em ambiente marítimo no Brasil, apresentando também estudos de caso que permitam avaliar cada uma das tecnologias estudadas e realizar uma análise comparativa destas alternativas para projetos offshore.

Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis

21/09/2020 - O GT Metodologia – CPAMP convida a todos para o Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis que será realizado no dia 28/10/2020.

Lancamento oficial da Plataforma Biofuture na Clean Energy Ministerial

18/09/2020 - Em um evento de lançamento de alto nível , representantes do governo, a Agência Internacional de Energia e os principais líderes da indústria pediram colaboração internacional e envolvimento com o setor privado para atingir o clima global e as metas de transição energética

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh, representando recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 471.233 GWh, registrando uma variação negativa de 1,7%.