EPE participa do “Workshop sobre impactos das fontes de energia com inversores nos Sistemas de Proteção, Automação e Controle – PAC”

​Nos dias 26 e 27 de junho, a EPE participou do "Workshop sobre impactos das fontes de energia com inversores nos sistemas de Proteção, Automação e Controle – PAC". O evento, organizado pelo comitê de estudos B5 do CIGRÉ-Brasil, com apoio do ONS, contou também com a participação de agentes de transmissão, geração, distribuição, da  Universidade e de fabricantes de equipamentos.

Os principais temas discutidos foram os desafios da operação do sistema interligado considerando a elevada inserção de fontes renováveis variáveis conectadas por inversores, com foco no impacto dessas fontes sobre os sistemas de proteção.

A consultora técnica Thaís Teixeira participou do primeiro painel do evento, abordando a influência das GDs (Geração Distribuída) e MMGDs (Micro e Minigeração Distribuída) no planejamento da transmissão, destacando desafios como o diagnóstico de desligamentos em cascata, bem como o de definição de novos requisitos sistêmicos, num cenário de crescente penetração de recursos energéticos distribuídos.

STE-01-07-2024.png

STE2-01-07-2024.png

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.