Nos dias 26 e 27 de junho, a EPE participou do "Workshop sobre impactos das fontes de energia com inversores nos sistemas de Proteção, Automação e Controle – PAC". O evento, organizado pelo comitê de estudos B5 do CIGRÉ-Brasil, com apoio do ONS, contou também com a participação de agentes de transmissão, geração, distribuição, da Universidade e de fabricantes de equipamentos.
Os principais temas discutidos foram os desafios da operação do sistema interligado considerando a elevada inserção de fontes renováveis variáveis conectadas por inversores, com foco no impacto dessas fontes sobre os sistemas de proteção.
A consultora técnica Thaís Teixeira participou do primeiro painel do evento, abordando a influência das GDs (Geração Distribuída) e MMGDs (Micro e Minigeração Distribuída) no planejamento da transmissão, destacando desafios como o diagnóstico de desligamentos em cascata, bem como o de definição de novos requisitos sistêmicos, num cenário de crescente penetração de recursos energéticos distribuídos.

