EPE participa do webinar internacional "Novas políticas energéticas desde o ponto de vista da demanda"

No dia 12 de janeiro de 2023, o Consultor Técnico da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos, Arnaldo Junior, esteve presente no Webinar internacional "Novas políticas energéticas desde o ponto de vista da demanda". Este foi o primeiro webinar do ciclo de conversas World Economic Council/WEC –Asociación de Distribuidoras de Energía Eléctrica Latinoamericanas/ADELAT, referentes a 5D (Descarbonização, Diversidade, Digitalização, Descentralização, Demand Disruption).

O painel foi moderado por Felipe Gonçalves (FGV) e, além da EPE, teve participação de Angela Gomes (PSR), Felipe Acosta (ADELAT), Eduardo Melano (EPEC/Argentina) e João Gomes (EDP/Portugal).

Arnaldo versou sobre a relação entre a matriz energética e as características socioeconômicas brasileiras e suas eventuais influências sobre a adoção de novas tecnologias no longo prazo.

Imagem1.png


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.