Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto da Superintendência de Geração, representou a EPE no seminário "PD&I: A Transição Energética e o Papel da Energia Eólica e as Empresas de Petróleo e Gás", no dia 04/10, às 9h, na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Transmitido ao vivo no canal da ANP no YouTube, a proposta do evento era promover um debate sobre o papel das empresas de petróleo e gás na geração de energia eólica offshore, considerando a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I).
Presente no Painel 1 – "Contexto Nacional do PD&I e o papel das Organizações para o Desenvolvimento da Energia Eólica Offshore", Ponte comentou a importância da realização dos projetos pilotos ou PD&I, e os estudos de pesquisa e inovação para aprimorar conhecimento e especializar a mão de obra para a produção de energia a partir da eólica offshore. "Projetos pilotos e de PD&I são fundamentais para construir o desenvolvimento desse setor de forma sustentável e cadenciada", disse o Superintendente.
Gustavo também citou o Decreto 10.946, de 25 de Janeiro de 2022, como um o avanço para estimular os projetos de inovação, sobretudo pela possibilidade de cessão gratuita do espaço marinho para atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Quando questionado sobre a participação do hidrogênio para eólica offshore, em prol do movimento "Power to X", ele acredita que a demanda mundial de hidrogênio de baixo carbono poderá impulsionar a produção de energia eólica offshore.
Gustavo também aproveitou para citar o trabalho da EPE na produção do Roadmap Eólica Offshore Brasil. O documento mapeia os desafios do setor eólico e aponta sugestões de endereçamento, conforme indicações da EPE.
O painel também contou com a participação de Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica, moderadora da sessão, Fernanda Delgado, Diretora do Instituto Brasileiro de Petróleo IBP, Karina Sousa, do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Arantes, do BNDES, e Ben Backwell, da GWEC.
Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.
