EPE participa do Seminário “PD&I: A Transição Energética e o Papel das Empresas de Petróleo e Gás na Geração de Energia Eólica Offshore”

​Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto da Superintendência de Geração, representou a EPE no seminário "PD&I: A Transição Energética e o Papel da Energia Eólica e as Empresas de Petróleo e Gás", no dia 04/10, às 9h, na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Transmitido ao vivo no canal da ANP no YouTube, a proposta do evento era promover um debate sobre o papel das empresas de petróleo e gás na geração de energia eólica offshore, considerando a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I). 

Presente no Painel 1 – "Contexto Nacional do PD&I e o papel das Organizações para o Desenvolvimento da Energia Eólica Offshore", Ponte comentou a importância da realização dos projetos pilotos ou PD&I, e os estudos de pesquisa e inovação para aprimorar conhecimento e especializar a mão de obra para a produção de energia a partir da eólica offshore. "Projetos pilotos e de PD&I são fundamentais para construir o desenvolvimento desse setor de forma sustentável e cadenciada", disse o Superintendente.

Gustavo também citou o Decreto 10.946, de 25 de Janeiro de 2022, como um o avanço para estimular os projetos de inovação, sobretudo pela possibilidade de cessão gratuita do espaço marinho para atividades de pesquisa e desenvolvimento. 

Quando questionado sobre a participação do hidrogênio para eólica offshore, em prol do movimento "Power to X", ele acredita que a demanda mundial de hidrogênio de baixo carbono poderá impulsionar a produção de energia eólica offshore.

Gustavo também aproveitou para citar o trabalho da EPE na produção do Roadmap Eólica Offshore Brasil. O documento mapeia os desafios do setor eólico e aponta sugestões de endereçamento, conforme indicações da EPE.

O painel também contou com a participação de Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica, moderadora da sessão, Fernanda Delgado, Diretora do Instituto Brasileiro de Petróleo IBP, Karina Sousa, do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Arantes, do BNDES, e Ben Backwell, da GWEC.

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.

anp.jpg


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal de Março | O consumo nacional de energia elétrica cresceu de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022

31/03/2023 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.897 GWh em fevereiro de 2023, crescimento de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022. A classe residencial (+5,0%) puxou a alta, seguida pelas classes comercial (+2,3%) e industrial (+1,5%). No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 509.850 GWh, alta de 1,5% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE participa de Workshop PSR/ CanalEnergia

31/03/2023 - Ocorreu na última quinta, 30, o Workshop PSR/CanalEnergia com o tema “Caminhos para transição energética com modicidade tarifária”, no Rio de Janeiro. A EPE esteve presente, sendo representada pela Presidente Interina Angela Livino.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2022

30/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural do Reino Unido, país com uma longa história de importância com a indústria moderna da energia

EPE participa do Encontro Internacional de Operadores ISSO

30/03/2023 - Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro.

WORKSHOP SOBRE 1ª REVISÃO QUADRIMESTRAL DAS PREVISÕES DE CARGA PARA O PLAN 2023-2027

28/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promovem na próxima quarta-feira, dia 29 de março, a partir das 9h15, o Workshop para apresentação das premissas e resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027 e Inclusão da MMGD na Carga Global.