EPE participa do Fórum Brasileiro de Líderes de Energia.

​Ocorreu nos dias 1 e 2 de junho, no Rio de Janeiro, o Fórum Brasileiro de Líderes de Energia, e a EPE foi representada pela presidente interina Angela Livino.

O fórum, em sua primeira edição, se compromete em pautar o futuro da energia através de reuniões com os principais líderes do setor do Brasil e do mundo, e executivos de diferentes áreas que fazem diferença para o setor energético.

O evento contou com painéis de discussões nos dois dias, debatendo temas como O Ambiente Político e Econômico e as Pautas Prioritárias no País, O Futuro do Setor Elétrico no Brasil: como Concatenar Expectativas do Governo, dos Agentes e dos Consumidores, Transição Energética e ESG: Oportunidades e o Protagonismo do Setor Energético na Descarbonização, e outros.

Foi realizado no primeiro dia, o painel Planejamento, M&A (Fusões e Aquisições) e Tendências do Mercado do Setor Elétrico, qual a presidente interina Angela Livino participou ao lado de Agnes Costa, diretora da ANEEL, Alexandre Cordeiro, presidente do CADE, Paula Dalbello, Country Manager Brazil, da EDP Renováveis, com moderação de Marcelo Moraes, CEO do Fórum Brasileiro de Líderes de Energia.

No painel, foi debatido o potencial econômico e diverso da matriz energética brasileira. Os líderes reforçaram o papel das instituições para ajudar os agentes e proporcionar um ambiente seguro para investimentos. Além disso, defenderam que investimentos em energia e em infraestrutura são essenciais para a diversificação da matriz. No debate, o hidrogênio verde foi lembrado como um incentivador na rota da energia renovável, um mercado que se apresenta no Brasil como um grande potencial. Além disso, observaram que, apesar de passar por uma significativa mudança em sua posição da matriz elétrica, as hidrelétricas ainda são uma fonte com grande importância para a segurança energética do país.

Em palavra, Angela Livino fala sobre a transformação do papel das hidrelétricas na matriz elétrica, porém ainda destaca sua importância. "É preciso olhar para a valorização desse recurso que está sendo posto pelas hidrelétricas, mas apontando também para as outras renováveis", afirma a presidente interina da EPE.

WhatsApp Image 2023-06-01 at 14.29.03.jpeg

Foto da Assessoria do evento


 


Notícias Relacionadas

Angela Livino participará do XI Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira

21/09/2023 - O evento reúne os principais os principais policy makers da área, especialistas, líderes empresariais e autoridades da matriz energética para debates, palestras e networking estratégico. Serão debatidos temas como investimentos e volume de negócios no Brasil; papel estratégico do gás natural na matriz energética brasileira; modernização do setor elétrico; transição energética e mercado de Carbono.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE divulga atualização da programação de estudos de planejamento da transmissão - Agosto de 2023

18/09/2023 - Atendendo ao disposto no §4º do Art. 3º da Portaria nº 215, de 11 de maio de 2020, a EPE divulga o 2º Informe Trimestral acerca do estágio de execução dos estudos de transmissão previstos de serem realizados sob a sua coordenação ao longo do ano de 2023, incluindo eventuais atualizações de cronograma, conforme previamente acordado com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME. Consulte aqui a programação.

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO IV – Nº14

14/09/2023 - Nesta edição, o comportamento nas classes de consumo comercial, industrial e residencial, de abril a junho de 2023, é analisado no contexto da conjuntura econômica e da dinâmica do mercado de eletricidade no Brasil e em suas regiões