Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro.
O evento contou com autoridades e representantes do setor de energia de diversos países como Bélgica, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, as Monarquias do Golfo Pérsico (Gulf States) e a Rússia, tendo enfoque nos grandes líderes para tornar o encontro estratégico e voltado para a discussão dos temas mais relevantes do setor elétrico em todo o mundo. A Presidente Interina Angela Livino representou a EPE no evento, participando da mesa "Porque mais interconexões?", no dia 28 de março.
Segundo Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, promover este tipo de encontro no País é muito importante não só para mostrar como coordenamos o amplo e robusto setor elétrico brasileiro, como também para absorver conhecimento e nos anteciparmos ao futuro. "Fazer o encontro no Brasil traz conhecimento e experiências internacionais não só para nós, mas benefícios também para as empresas do setor atuantes no país. Ademais, mesmo que em momentos diferentes, os Operadores do mundo vêm passando por desafios semelhantes, principalmente relacionados às mudanças climáticas e usos múltiplos da água, além de questões como transição energética e sustentabilidade", reforça Ciocchi.
O evento tratou em seus dois dias assuntos como transição energética, gestão de sistemas elétricos mais complexos e descarbonização. O primeiro dia, 27 de março, foi voltado para reuniões exclusivas e fechadas para os participantes do GO15. E no segundo, a agenda incluiu um seminário, realizado na sede do ONS, no Rio de Janeiro, para convidados.
