EPE participa do Encontro Internacional de Operadores ISSO

​Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro. 

O evento contou com autoridades e representantes do setor de energia de diversos países como Bélgica, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, as Monarquias do Golfo Pérsico (Gulf States) e a Rússia, tendo enfoque nos grandes líderes para tornar o encontro estratégico e voltado para a discussão dos temas mais relevantes do setor elétrico em todo o mundo. A Presidente Interina Angela Livino representou a EPE no evento, participando da mesa "Porque mais interconexões?", no dia 28 de março. 

Segundo Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, promover este tipo de encontro no País é muito importante não só para mostrar como coordenamos o amplo e robusto setor elétrico brasileiro, como também para absorver conhecimento e nos anteciparmos ao futuro. "Fazer o encontro no Brasil traz conhecimento e experiências internacionais não só para nós, mas benefícios também para as empresas do setor atuantes no país. Ademais, mesmo que em momentos diferentes, os Operadores do mundo vêm passando por desafios semelhantes, principalmente relacionados às mudanças climáticas e usos múltiplos da água, além de questões como transição energética e sustentabilidade", reforça Ciocchi.

O evento tratou em seus dois dias assuntos como transição energética, gestão de sistemas elétricos mais complexos e descarbonização. O primeiro dia, 27 de março, foi voltado para reuniões exclusivas e fechadas para os participantes do GO15. E no segundo, a agenda incluiu um seminário, realizado na sede do ONS, no Rio de Janeiro, para convidados. 


1680053109115.jfif


Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.