EPE participa do Encontro Internacional de Operadores ISSO

​Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro. 

O evento contou com autoridades e representantes do setor de energia de diversos países como Bélgica, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, as Monarquias do Golfo Pérsico (Gulf States) e a Rússia, tendo enfoque nos grandes líderes para tornar o encontro estratégico e voltado para a discussão dos temas mais relevantes do setor elétrico em todo o mundo. A Presidente Interina Angela Livino representou a EPE no evento, participando da mesa "Porque mais interconexões?", no dia 28 de março. 

Segundo Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, promover este tipo de encontro no País é muito importante não só para mostrar como coordenamos o amplo e robusto setor elétrico brasileiro, como também para absorver conhecimento e nos anteciparmos ao futuro. "Fazer o encontro no Brasil traz conhecimento e experiências internacionais não só para nós, mas benefícios também para as empresas do setor atuantes no país. Ademais, mesmo que em momentos diferentes, os Operadores do mundo vêm passando por desafios semelhantes, principalmente relacionados às mudanças climáticas e usos múltiplos da água, além de questões como transição energética e sustentabilidade", reforça Ciocchi.

O evento tratou em seus dois dias assuntos como transição energética, gestão de sistemas elétricos mais complexos e descarbonização. O primeiro dia, 27 de março, foi voltado para reuniões exclusivas e fechadas para os participantes do GO15. E no segundo, a agenda incluiu um seminário, realizado na sede do ONS, no Rio de Janeiro, para convidados. 


1680053109115.jfif


Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.