EPE participa do Diálogo da Transição Enérgica em Berlim

Representada por seu presidente , Thiago Barral, EPE participou do Berlin Energy Transition Dialogue, realizado dias 9 e 10 de abril na capital alemã, organizado pelo governo alemão. O evento de alto nível contou com mais de 2 mil participantes de 90 países, incluindo cerca de 50 ministros de Estado. Esse evento é um marco nas discussões sobre a transição energética, com foco nas políticas e instrumentos desenvolvidos, no progresso alcançado, nas tendências e inovações, mas estratégias de financiamento e na comunicação com a sociedade. 

No dia 10 de abril, Barral participou de uma mesa redonda organizada pela Agência Internacional de Energia e o Instituto Agora Energiewende, sobre o impacto da digitalização sobre o setor energético. Nesse mesmo dia, Barral também participou de reunião da iniciativa para a Cenários Energéticos de Longo Prazo, no âmbito da Clean Energy Ministerial (CEM). Na quinta-feira, 11 de abril, Barral foi panelista no Fórum “Cenários Energéticos de Longo Prazo”, organizado pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), também no âmbito da CEM, quando pôde contar um pouco sobre o uso de cenários no Brasil. 

Na agenda em Berlim, Barral também se reuniu com o Embaixador Roberto Jaguaribe, com representantes do Ministério Alemão da Economia e Energia (BMWi), com o Diretor do Instituto Agora Energiewende, Patrick Graichen e com representante do iCS (Instituto Clima e Sociedade). 

Barral destaca a importância da participação da EPE:  "O Brasil precisa urgentemente consolidar uma narrativa própria de transição energética, que adequadamente pondere as dimensões geopolítica, tecnológica e socioeconômica. Há diversos rankings de transição energética, que refletem distintas perspectivas, sobretudo a dos países mais desenvolvidos. Devemos é identificar quais indicadores são mais relevantes considerando as diversas prioridades e vantagens comparativas do Brasil e nos guiar por aí. Um ambiente amigável à inovação e novos modelos de negócios é um pré-requisito para uma transição competitiva." 

Barral1.jpg
Forum Cenários Energéticos de Longo Prazo. Crédito: IRENA

Barral 2.jpg
Forum Cenários Energéticos de Longo Prazo. Crédito: IRENA

Berlin3.jpg

Plenária do Berlin Energy transition dialogue. Crédito: EPE

Berlin4.jpg

Forum Cenários Energéticos de Longo Prazo. Crédito: IRENA.


Notícias Relacionadas

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.

Lançamento do Painel de Resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

25/04/2025 - A ferramenta interativa com resultados do PDE 2034 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético.