Representada por seu presidente , Thiago Barral, EPE participou do Berlin Energy Transition Dialogue, realizado dias 9 e 10 de abril na capital alemã, organizado pelo governo alemão. O evento de alto nível contou com mais de 2 mil participantes de 90 países, incluindo cerca de 50 ministros de Estado. Esse evento é um marco nas discussões sobre a transição energética, com foco nas políticas e instrumentos desenvolvidos, no progresso alcançado, nas tendências e inovações, mas estratégias de financiamento e na comunicação com a sociedade.
No dia 10 de abril, Barral participou de uma mesa redonda organizada pela Agência Internacional de Energia e o Instituto Agora Energiewende, sobre o impacto da digitalização sobre o setor energético. Nesse mesmo dia, Barral também participou de reunião da iniciativa para a Cenários Energéticos de Longo Prazo, no âmbito da Clean Energy Ministerial (CEM). Na quinta-feira, 11 de abril, Barral foi panelista no Fórum “Cenários Energéticos de Longo Prazo”, organizado pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), também no âmbito da CEM, quando pôde contar um pouco sobre o uso de cenários no Brasil.
Na agenda em Berlim, Barral também se reuniu com o Embaixador Roberto Jaguaribe, com representantes do Ministério Alemão da Economia e Energia (BMWi), com o Diretor do Instituto Agora Energiewende, Patrick Graichen e com representante do iCS (Instituto Clima e Sociedade).
Barral destaca a importância da participação da EPE: "O Brasil precisa urgentemente consolidar uma narrativa própria de transição energética, que adequadamente pondere as dimensões geopolítica, tecnológica e socioeconômica. Há diversos rankings de transição energética, que refletem distintas perspectivas, sobretudo a dos países mais desenvolvidos. Devemos é identificar quais indicadores são mais relevantes considerando as diversas prioridades e vantagens comparativas do Brasil e nos guiar por aí. Um ambiente amigável à inovação e novos modelos de negócios é um pré-requisito para uma transição competitiva."
Forum Cenários Energéticos de Longo Prazo. Crédito: IRENA
Forum Cenários Energéticos de Longo Prazo. Crédito: IRENA
Plenária do Berlin Energy transition dialogue. Crédito: EPE

Forum Cenários Energéticos
de Longo Prazo. Crédito: IRENA.