EPE participa do BloombergNEF Summit, em Nova York.

Ocorreu nos dias 24 e 25 deste mês, a Bloomberg New Energy and Finance Summit, em Nova York. O evento reuniu lideranças de vários países com intuito de discutir ideias e gerar conexões estratégicas no mercado de energia, finanças e tecnologia. A EPE esteve presente, sendo representada pela presidente interina Angela Livino.

Nos painéis, foram tópicos de discussão os próximos passos do uso do hidrogênio, a construção de um sistema de energia resiliente, a revolução na agricultura sustentável, entre outros. Além de painéis com parceiros como Google, Tongwei Solar, Chevron, Mitsubishi Power.

A presidente interina Angela Livino participou da mesa redonda "Brazil´s power sector and energy transition: the new perspective", moderado pela Apex Brasil, junto a presidente da ABEEOLICA, Elbia Gannoun, o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, e Ivo Sechi, representante da ANEEL. No painel, foram discutidas as novas oportunidades vindas com a transição de governo, visto o potencial de recursos naturais do país, e quais áreas os investidores deveriam se atentar. Além do painel, participou também de uma mesa redonda junto a delegação brasileira, com investidores americanos, e uma serie de reuniões com possíveis investidores e financiadores para o setor de energia do Brasil, organizadas pela Apex.

O evento também contou com a presença do vice-ministro de Relações Institucionais do Brasil, Olavo Noleto Alves. Em seu discurso em um dos painéis principais, reforçou o potencial do Brasil na liderança da transição energética, apontando que o país tem a produção elétrica mais limpa dentre os países do G20, do potencial de produzir o hidrogênio verde mais barato do planeta, além da energia solar e eólica, que são únicas no mundo, e a disputa pela liderança de biocombustíveis. "O Brasil está de volta. Há um esforço do governo brasileiro para guiar todas as suas estruturas, ministérios e instituições para uma nova visão estratégica de desenvolvimento sustentável."

Esta edição desse ano ocorreu no InterContinental New York Barclay.

Mesa redonda.jpeg


Delegação Brasileira.jpeg

 


Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.

EPE divulga PET/PELP - 2º Semestre de 2023

05/01/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) emitiu o Programa de Expansão da Transmissão (PET) e Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) - 2º Semestre de 2023. O PET/PELP apresenta estatísticas referentes à expansão planejada, contextualizando os principais destaques dos estados, com informações sobre as próximas obras a serem licitadas e seus investimentos/benefícios, e proporciona ainda uma visão geral sobre os estudos de planejamento em andamento, a serem contemplados nas próximas edições do documento.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.