EPE participa do BloombergNEF Summit, em Nova York.

Ocorreu nos dias 24 e 25 deste mês, a Bloomberg New Energy and Finance Summit, em Nova York. O evento reuniu lideranças de vários países com intuito de discutir ideias e gerar conexões estratégicas no mercado de energia, finanças e tecnologia. A EPE esteve presente, sendo representada pela presidente interina Angela Livino.

Nos painéis, foram tópicos de discussão os próximos passos do uso do hidrogênio, a construção de um sistema de energia resiliente, a revolução na agricultura sustentável, entre outros. Além de painéis com parceiros como Google, Tongwei Solar, Chevron, Mitsubishi Power.

A presidente interina Angela Livino participou da mesa redonda "Brazil´s power sector and energy transition: the new perspective", moderado pela Apex Brasil, junto a presidente da ABEEOLICA, Elbia Gannoun, o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, e Ivo Sechi, representante da ANEEL. No painel, foram discutidas as novas oportunidades vindas com a transição de governo, visto o potencial de recursos naturais do país, e quais áreas os investidores deveriam se atentar. Além do painel, participou também de uma mesa redonda junto a delegação brasileira, com investidores americanos, e uma serie de reuniões com possíveis investidores e financiadores para o setor de energia do Brasil, organizadas pela Apex.

O evento também contou com a presença do vice-ministro de Relações Institucionais do Brasil, Olavo Noleto Alves. Em seu discurso em um dos painéis principais, reforçou o potencial do Brasil na liderança da transição energética, apontando que o país tem a produção elétrica mais limpa dentre os países do G20, do potencial de produzir o hidrogênio verde mais barato do planeta, além da energia solar e eólica, que são únicas no mundo, e a disputa pela liderança de biocombustíveis. "O Brasil está de volta. Há um esforço do governo brasileiro para guiar todas as suas estruturas, ministérios e instituições para uma nova visão estratégica de desenvolvimento sustentável."

Esta edição desse ano ocorreu no InterContinental New York Barclay.

Mesa redonda.jpeg


Delegação Brasileira.jpeg

 


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal mostra crescimento de 3,4% em comparação com mesmo mês de 2022

30/05/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 44.693 GWh em abril de 2023, crescimento de 3,4% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de expansão desde outubro de 2021.

Fact Sheet AAE e AAAS: possibilidades e limitações

26/05/2023 - O fact sheet apresenta aplicações e limitações da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) com o objetivo de trazer transparência sobre essas ferramentas e informações sobre os dois estudos (EAAS) realizados.

EPE publica Caderno de Tecnologias de Geração

23/05/2023 - Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a primeira edição do "Caderno de Tecnologias da Geração", que mostra a evolução das características técnicas dos projetos de geração centralizada cadastrados na EPE para os Leilões de Energia, incluindo as fontes eólica, solar fotovoltaica, hídrica (CGH e PCH) e termelétricas (a biomassa, gás natural, carvão etc.).

Lançamento do Fact Sheet sobre combustíveis sustentáveis de aviação.

23/05/2023 - O Fact Sheet sobre Combustíveis Sustentáveis de Aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF) tem como objetivo principal fornecer informações relevantes sobre o tema, com a apresentação de uma visão geral e de conceitos fundamentais, de forma visual e sintética. Em face dos acordos internacionais assinados pelo Brasil, a partir de 2027 o País deverá lançar mão de alternativas para reduzir os níveis de emissão de carbono do setor de aviação.

EPE divulga novo edital de bolsas para Cadastro Reserva da Fundação PTI

22/05/2023 - No contexto do acordo EPE-PTI, a EPE divulga o novo edital de bolsas para cadastro reserva diretamente pela Fundação PTI. Os cargos são de caráter remoto na área do Centro de Competência em Gestão Energética, na vaga de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – DTI II e III, em Hidrogênio e Recursos Energéticos Distribuídos.