EPE participa do Bloomberg New Energy Finance - NY Summit 2019

Nos dias 25 a 26 de março de 2019, a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) realizou o encontro de Nova York - principal fórum no mercado de energia, indústria, finanças e política - para discutir as perspectivas da indústria de energia na era da transição energética. Os temas abordados foram a competitividade das novas tecnologias, a necessidade de melhoria do arcabouço regulatório, a adequação do atual desenho de mercado, as perspectivas regionais de evolução do setor elétrico, entre outros. 

O assessor da Presidência, Emílio Matsumura representou a EPE como palestrante em duas sessões do evento. A primeira foi a “Clean Energy Investment in Latin America: Key Markets at a Crossroads?”, no dia 25 de março, que reuniu cerca de 80 participantes. De acordo com o assessor, a discussão foi objetiva e dinâmica e mostrou que o Brasil está em posição de clara vantagem na atração de investimentos no contexto latino-americano: “Houve um interesse muito grande em relação ao anúncio do MME sobre o cronograma de leilões até 2021, além da perspectiva de significativa expansão da geração e transmissão no horizonte até 2027, de acordo com nossos estudos do PDE. Além disso, destaquei o papel das novas renováveis na estratégia de expansão do país, já que esse era o foco da sessão”. 

A segunda foi a “Investment Opportunities in Brazil”, no dia 26 de março, que foi patrocinada pela APEX e Abinee. Participaram desta sessão mais três palestrantes, o Marco Poli (APEX), a Gabriela da Rocha (Shell New Energies) e o Carlos Barrera (Atlas Renewable Energy). De acordo com Emílio houve o questionamento sobre possíveis mudanças na política em geral e, especificamente, sobre o impacto no setor de energia, quanto o Brasil contrataria nos próximos anos, qual seria a parcela de renováveis na expansão e sobre perspectivas da Eólica Offshore, da Eletromobilidade e da Geração Distribuída. 

“A discussão foi muito rica e, pela quantidade de perguntas que recebi, despertou bastante interesse. Alegaram que a participação da EPE tinha ajudado a dar uma boa perspectiva da evolução do setor e a mostrar que o Brasil oferece uma indicação consistente do volume de investimento no setor de energia nos próximos anos e, o que é mais importante, dentro de um quadro de regulação estável e com previsibilidade para investidores e financiadores. Houve também muita informação e troca de ideias que aconteceram durante os intervalos. Foi uma oportunidade mais informal de conhecer as perspectivas do setor elétrico no mundo”, contou o assessor.

Após o evento da Bloomberg, a Apex e a Abinee promoveram um matchmaking entre empresas brasileiras e norte-americanas. O encontro ocorreu no dia 27 de março, na parte da manha e cada empresa tinha 30 minutos para se apresentar. O objetivo era contribuir para uma discussão objetiva. “Foi uma experiência diferente. Eu tive a oportunidade de formar uma mesa com a Apex e dar um panorama sobre setor elétrico brasileiro”, relatou Emílio.

Emilio4.JPG




Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.