Nos dias 13 a 15 foi realizado o 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC 2023).
Nos últimos anos, tem-se visto um progresso indiscutível no debate do desenvolvimento de um ecossistema de hidrogênio na América Latina e no Caribe.
O 3º Congresso de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe reuniu líderes do mercado para acelerar o desenvolvimento de uma indústria de hidrogênio líder mundial na América Latina e no Caribe.
A Empresa de Pesquisa Energética, que vem estudando o potencial de hidrogênio no país há alguns anos e provendo suporte técnico ao Ministério de Minas e Energia, ao Ministério de Relações Exteriores e ao Conselho Nacional de Política Energética (inclusive no Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio – PNH2) para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio de baixo carbono e sua inserção nas cadeias globais de valor, contribuiu significativamente para o debate, com a presença de funcionários e a participação dos Diretores Giovani Machado e Heloisa Borges na programação do evento.
O Diretor Giovani moderou o painel "Brazil National Spotlight", que trouxe representantes de diversas empresas para debater como tornar a economia do hidrogênio uma realidade no Brasil. O Diretor também participou como painelista da "Regional leadership Panel".
A Diretora Heloisa participou do painel "The Nuts and Bolts of Hydrogen, Part III: Carbon Capture, Use and Storage (CCUS)", no qual falou sobre as perspectivas e potencial de CCUS no Brasil e sua relação com o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogênio.
Mais informações sobre os estudos da EPE relacionados ao desenvolvimento do hidrogênio no Brasil podem ser acessadas aqui e também nesse link