EPE participa de Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

Ocorreu dos dias 26 a 29 de novembro, em Brasília, a 27ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, e a EPE foi representada com trabalhos apresentados de autoria de diversos colaboradores da EPE das áreas SEG, SGE, STE, SMA e SEE, além da presença do presidente da EPE, Thiago Prado.

MicrosoftTeams-image (130).png

O Seminário é o considerado o maior da América Latina e o 2º maior do mundo no tema, e neste ano, sob organização da Eletronorte, pretende manter e aperfeiçoar as iniciativas pioneiras implementadas em edições anteriores, além de integrar novos espaços de conhecimento e integração. O evento trouxe a Nova Geração Profissional (NGP), o Fórum de Mulheres, o Fórum de CEO's e o lançamento da primeira edição do Fórum Acadêmico, que reune dirigentes de Universidades e Centros de Pesquisa nacionais para discussão de medidas para aumentar a interação da academia com o CIGRE-Brasil e o setor elétrico.

No evento, no Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos – GPL, Caio Leocadio participou do painel "Flexibilidade operativa no SEB: visões para o planejamento" ao lado de Erik Rego (PSR), Roberto Brandão (GESEL) e Carolina Medeiros (ONS) e moderação de Renato Haddad, também da EPE.

Também foi apresentado no Grupo de Estudo de Comercialização, Economia e Regulação do Mercado de Energia Elétrica (GCR), o trabalho Impactos da Contratação Compulsória de Termelétricas a Gás Natural aos Consumidores de Eletricidade, de autoria de Jorge Bezerra Junior e Caio Monteiro.

No Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos (GPL), os trabalhos Uma Nova Abordagem para Representação das Restrições Hidráulicas Operativas nos Modelos de Planejamento de Médio e Longo Prazo, de Caio Monteiro, Glaysson Muller e André Makishi. Metodologia Georreferencia Para Agrupamento de Usinas Eólicas e Fotovoltaicas de Felipe Gonçalves. Bipolo Graça Aranha-Silvânia: Benefícios da Solução de Planejamento e Seus Impactos na Operação Futura do Sistema Elétrico por Tiago Rizzotto, Thaís Teixeira e Rodrigo Cabral. Utilização de Índices de Desempenho Elétrico em Ferramentas Gráficas Para a Prospecção de Alternativas de Pontos de Conexão para Elos de Corrente Contínua de Rodrigo Cabral e Thaís Teixeira. Proposta de Interligação de Sistemas Isolados do Amazonas de Michele Souza, Paulo Araujo, Maria de Fátima Gama e Rafael Mello. Avaliação das Possíveis Configurações de Suprimento a Fernando de Noronha de Michele Souza e Aline Amorim. Metodologia para Quantificação dos Requisitos de Energia e de Capacidade de Potência no Brasil pela Avaliação do Atendimento aos Critérios de Garantia de Suprimento de Simone Brandão, Leandro Andrade, Renato Haddad e Adriano Ibri (Consultor Independente).

No Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétrico (GMA), o trabalho Análise Probabilística de Emissões de Gases de Efeito Estufa Devido a Geração Centralizada de Eletricidade no Horizonte de 10 anos, de Renata Azevedo, Leandro Andrade, Marcos Conde, Renato Haddad e Caio Monteiro.

No Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e Demais Recursos (GES), o trabalho Empreendimentos Eólicos ao Fim da Vida Útil no Brasil: Perspectivas e Desafios de Josina Ximenes, Paula Monteiro, Gustavo Ponte e Anderson Moraes.

No Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais (GAE), o trabalho Inova-e: Mapeamento de Investimentos no Setor Energético do Brasil de Camila Ferraz, Gustavo Naciff, Daniel Moro, Flavio Raposo e Barbara Bressan Rocha.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.