EPE participa de Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

Ocorreu dos dias 26 a 29 de novembro, em Brasília, a 27ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, e a EPE foi representada com trabalhos apresentados de autoria de diversos colaboradores da EPE das áreas SEG, SGE, STE, SMA e SEE, além da presença do presidente da EPE, Thiago Prado.

MicrosoftTeams-image (130).png

O Seminário é o considerado o maior da América Latina e o 2º maior do mundo no tema, e neste ano, sob organização da Eletronorte, pretende manter e aperfeiçoar as iniciativas pioneiras implementadas em edições anteriores, além de integrar novos espaços de conhecimento e integração. O evento trouxe a Nova Geração Profissional (NGP), o Fórum de Mulheres, o Fórum de CEO's e o lançamento da primeira edição do Fórum Acadêmico, que reune dirigentes de Universidades e Centros de Pesquisa nacionais para discussão de medidas para aumentar a interação da academia com o CIGRE-Brasil e o setor elétrico.

No evento, no Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos – GPL, Caio Leocadio participou do painel "Flexibilidade operativa no SEB: visões para o planejamento" ao lado de Erik Rego (PSR), Roberto Brandão (GESEL) e Carolina Medeiros (ONS) e moderação de Renato Haddad, também da EPE.

Também foi apresentado no Grupo de Estudo de Comercialização, Economia e Regulação do Mercado de Energia Elétrica (GCR), o trabalho Impactos da Contratação Compulsória de Termelétricas a Gás Natural aos Consumidores de Eletricidade, de autoria de Jorge Bezerra Junior e Caio Monteiro.

No Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos (GPL), os trabalhos Uma Nova Abordagem para Representação das Restrições Hidráulicas Operativas nos Modelos de Planejamento de Médio e Longo Prazo, de Caio Monteiro, Glaysson Muller e André Makishi. Metodologia Georreferencia Para Agrupamento de Usinas Eólicas e Fotovoltaicas de Felipe Gonçalves. Bipolo Graça Aranha-Silvânia: Benefícios da Solução de Planejamento e Seus Impactos na Operação Futura do Sistema Elétrico por Tiago Rizzotto, Thaís Teixeira e Rodrigo Cabral. Utilização de Índices de Desempenho Elétrico em Ferramentas Gráficas Para a Prospecção de Alternativas de Pontos de Conexão para Elos de Corrente Contínua de Rodrigo Cabral e Thaís Teixeira. Proposta de Interligação de Sistemas Isolados do Amazonas de Michele Souza, Paulo Araujo, Maria de Fátima Gama e Rafael Mello. Avaliação das Possíveis Configurações de Suprimento a Fernando de Noronha de Michele Souza e Aline Amorim. Metodologia para Quantificação dos Requisitos de Energia e de Capacidade de Potência no Brasil pela Avaliação do Atendimento aos Critérios de Garantia de Suprimento de Simone Brandão, Leandro Andrade, Renato Haddad e Adriano Ibri (Consultor Independente).

No Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétrico (GMA), o trabalho Análise Probabilística de Emissões de Gases de Efeito Estufa Devido a Geração Centralizada de Eletricidade no Horizonte de 10 anos, de Renata Azevedo, Leandro Andrade, Marcos Conde, Renato Haddad e Caio Monteiro.

No Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e Demais Recursos (GES), o trabalho Empreendimentos Eólicos ao Fim da Vida Útil no Brasil: Perspectivas e Desafios de Josina Ximenes, Paula Monteiro, Gustavo Ponte e Anderson Moraes.

No Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais (GAE), o trabalho Inova-e: Mapeamento de Investimentos no Setor Energético do Brasil de Camila Ferraz, Gustavo Naciff, Daniel Moro, Flavio Raposo e Barbara Bressan Rocha.

Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.