EPE participa de missão nos EUA com foco em captura, utilização e armazenamento de carbono

​A Diretora Heloisa Borges participou esta semana (9 a 11/10) de uma missão do governo federal a Washington, D.C., nos Estados Unidos. A missão, liderada pelo Ministério de Minas e Energia, foi composta pela Empresa de Pesquisa Energética , pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e pela Pre-Sal Petroleo SA (PPSA).

Nos dias 09/10 a 11/10 a Diretora Heloisa Borges participou de uma série de eventos voltados para ampliar a cooperação em energia limpa entre Brasil e Estados Unidos. 

No dia 10/10, Heloisa fez uma palestra no evento do U.S.-Brazil Clean Energy Industry Dialogue (CEID) que lançou o Comitê de Ação de Gestão de Carbono e Metano do Diálogo da Indústria de Energia Limpa, do CEID. 

O comitê, que trará uma agenda bilateral entre Brasil e Estados Unidos, se concentrará nas discussões sobre captura, utilização e armazenamento de carbono. O objetivo é promover a troca de informações e melhores práticas, aumentar o comércio bilateral e incentivar mais parcerias e investimentos entre os dois países. Em sua fala, a Diretora destacou o papel da tecnologia de captura de carbono para os cenários de descarbonização do Brasil, as oportunidades de investimento no Brasil e apresentou os estudos que estão sendo desenvolvidos pela EPE sobre o tema.

Heloisa Borges participou ainda de encontro com executivos do setor de petróleo e lideranças do setor de hidrogênio de baixo carbono em almoço oferecido pela embaixada do Brasil, e de reuniões com o Banco Mundial.

Hoje (11/10), a Diretora participou de workshop técnico sobre o tema da Captura, Estocagem e Uso de CO2 (CCUS), no Departamento de Energia dos EUA.  O evento teve como objetivo promover o avanço dos governos norte-americano e brasileiro na direção de desenvolver a atividade de CCUS, em especial com apoio às iniciativas de descarbonização das matrizes energéticas desses países. 

Além da Diretora da EPE, o evento contou com a presença do Ministro brasileiro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de representantes do MME, da ANP, da PPSA e de diversas agências do governo dos EUA.  

Para saber mais sobre o tema, acesse nosso Guia sobre Captura e Armazenamento de Carbono, disponível aqui.

5b61e5e3-1d07-43dc-98ce-2ae307f4b12e.jfif


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.