EPE participa de encontro nacional de consumidores de energia


MicrosoftTeams-image.png

O consumidor de energia elétrica tem sido exposto cada vez mais às transformações tecnológicas e comerciais que têm impactado as tarifas de energia e sua relação com as empresas de energia. No sentido de estreitar o diálogo com os consumidores de todas as regiões do país a respeito da visão de planejamento do setor elétrico, a EPE participou do XXII Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado nos dias 7 e 8 de novembro em Recife, Pernambuco. O Presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a fazer palestra magna no encerramento do evento, no dia 8/11.

Na sua participação, Thiago Barral destacou 4 temas:

Abordou a governança institucional do setor elétrico e o papel da EPE nessa governança, bem como a participação dos representantes dos consumidores no Conselho Consultivo da EPE;

Abordou o histórico de evolução do sistema elétrico nos últimos 20 anos, explicando sobre a diversificação da matriz elétrica e sobre a expansão da infraestrutura de redes de transmissão, bem como as mudanças na forma de aferir o binômio custo e segurança;

Abordou as perspectivas de evolução do setor e da matriz nos próximos anos, apontando tendências, riscos e oportunidades, a exemplo da governança de recursos hídricos e aumento de usos múltiplos da água, a expansão da geração distribuída, a expansão das redes elétricas, a aprimoramento dos leilões de energia, entre outros;

Comentou sobre políticas e perspectivas relacionadas à transição energética para uma economia de baixo carbono.


Ao final, o Presidente da EPE chamou atenção para a importância do engajamento dos consumidores na formulação das políticas públicas para o setor e que esse engajamento será mais efetivo se os consumidores tiverem acesso a informações e análises de qualidade sobre o planejamento de médio e longo prazo, convidando ao estreitamento o diálogo dos Conselhos de Consumidores com a EPE.

Os estudos realizados pela EPE e as ferramentas para acesso a dados do setor energético são disponilizados gratuitamente para toda a sociedade no site da empresa. Saiba mais em Publicações e Ferramentas Interativas.

Notícias Relacionadas

EPE publica o Informe de Monitoramento da Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural

24/11/2022 - A EPE divulga a atualização do Informe de Monitoramento da Política de E&P, baseado na Resolução nº 17 de 8 de junho de 2017 aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece, por fim, a nova Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que define suas diretrizes e orienta o planejamento e a realização de licitações.

EPE divulga nova versão da Nota Técnica - Dados de entrada para modelos elétricos e energéticos: metodologias e premissas

23/11/2022 - A nova versão desta Nota Técnica, elaborada como estudo de apoio ao PDE 2032, tem o objetivo de atualizar a metodologia e as premissas para obtenção de dados de geração representativos das usinas eólicas (onshore e offshore) e fotovoltaicas (centralizadas e flutuantes) para os estudos de planejamento da geração e transmissão realizados pela EPE.

Lançamento da Nota Técnica “Descarbonização do Setor de Transporte Rodoviário - Intensidade de carbono das fontes de energia”.

23/11/2022 - O foco deste estudo circunscreve-se aos avanços da intensidade de carbono dos combustíveis que compõem as projeções de demanda elaboradas pela EPE para o PDE 2031, considerando a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio.

Facilitar atração de investimentos no setor energético é o foco de acordo assinado entre ApexBrasil e EPE

18/11/2022 - No momento em que todos os olhares se voltam para as discussões ambientais e questões relacionadas a segurança e transição energéticas combinadas com a necessidade de segurança energética, o Brasil dá mais um passo para o aperfeiçoamento de seu sistema, que foi destino de cerca de 38% dos investimentos estrangeiros entre 2019 e 2021. Com o objetivo de ampliar os esforços conjuntos de atração de investimentos investimentos estrangeiros para impulsionar o setor de energia nacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou na tarde do dia 9/11 um protocolo de intenções com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE divulga atualização do mapa de Prospectividade referente ao Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás – Ciclo 2019-2021

17/11/2022 - Como parte do compromisso em fornecer informações atualizadas, capazes de orientar o desenvolvimento do setor energético brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresenta Nota Técnica com a nova versão do mapa de importância petrolífera de área (IPA) do argumento Prospectividade, empregado no documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás – Ciclo 2019-2021”.