EPE participa de debates no Brazil WindPower 2022

Imagem1.jpg

A EPE esteve presente na edição 2022 do Brazil Windpower, maior evento brasileiro de energia eólica, realizado em São Paulo entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento acontece anualmente há 12 anos.  

No dia 19/10, a EPE debateu sobre o tema da transmissão, levando aos participantes do evento os resultados dos estudos de planejamento da expansão da transmissão realizados pela EPE. Na oportunidade, o diretor Erik Rego defendeu que os investimentos na expansão da infraestrutura de transmissão vêm permitindo aumentar os intercâmbios e a flexibilidade do sistema, tirando proveito da complementaridade das fontes e empreendimentos, tanto pela diversificação de recursos como pela dispersão geográfica, contribuindo desta forma não somete para o aumento da segurança do sistema, como também pela redução ao consumidor do custo combinado de Geração mais Transmissão. Erik ainda citou como exemplo, que o crescimento da malha de transmissão impediu, mesmo no pior cenário hidrológico vivido em 2021, gargalos como os vistos em 2001/2002, quando a região Sul vertia água ao mesmo tempo em que a região Sudeste/Centro-Oeste enfrentava grave crise de abastecimento. 

No dia 20/10, o tema principal foi a energia eólica offshore, que motivou um Roadmap publicado pela EPE em 2020. Além disso, a EPE vem assessorando o Ministério de Minas na elaboração de marco para a eólica offshore, culminando com a publicação do Decreto nº 10.946/2022 e, justamente no dia 20/10, das Portarias MME/MMA nº 03/2022 e nº 52/2022 do MME, que trazem maior segurança jurídica e clareza aos processos de cessão de áreas marítimas.  

No primeiro painel do dia ("Eólica offshore no Brasil: cenário, cooperação internacional e perspectivas de desenvolvimento"), Thiago Barral, Presidente da EPE, debateu o marco regulatório e os próximos passos para o desenvolvimento do mercado offshore no Brasil. Thiago Barral teve ao seu lado na mesa de debate: Laura Porto (Neoenergia); André Leite (Equinor); Ricardo de Luca (Corio Generation); Fernanda Scoponi (TotalEnergies); e Sean Whittaker, (IFC/Banco Mundial). Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica, foi a moderadora do debate. 

Na parte da tarde, o Superintendente Adjunto Gustavo Ponte participou do painel "Eólica offshore: os caminhos regulatórios de mercado", em que os painelistas discutiram as Portarias recém-publicadas sobre os procedimentos para cessão de uso do espaço marinho para geração de energia. Gustavo abordou o papel da EPE na cessão planejada, na definição de requisitos para os estudos de potencial offshore e medições de vento. Também foram debatidos os critérios de julgamento nas licitações para cessão das áreas, a partir dos parâmetros previstos em Decreto e da experiência internacional. 

Notícias Relacionadas

Resenha Mensal de Março | O consumo nacional de energia elétrica cresceu de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022

31/03/2023 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.897 GWh em fevereiro de 2023, crescimento de 2,2% em comparação com mesmo mês de 2022. A classe residencial (+5,0%) puxou a alta, seguida pelas classes comercial (+2,3%) e industrial (+1,5%). No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 509.850 GWh, alta de 1,5% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE participa de Workshop PSR/ CanalEnergia

31/03/2023 - Ocorreu na última quinta, 30, o Workshop PSR/CanalEnergia com o tema “Caminhos para transição energética com modicidade tarifária”, no Rio de Janeiro. A EPE esteve presente, sendo representada pela Presidente Interina Angela Livino.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2022

30/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, na nova edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural do Reino Unido, país com uma longa história de importância com a indústria moderna da energia

EPE participa do Encontro Internacional de Operadores ISSO

30/03/2023 - Ocorreu nos últimos dias 27 e 28 o Encontro Internacional de Operadores ISSO, promovido pelo GO15, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico. O evento faz parte da agenda de comemorações aos 25 anos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, anfitrião do evento, no Rio de Janeiro.

WORKSHOP SOBRE 1ª REVISÃO QUADRIMESTRAL DAS PREVISÕES DE CARGA PARA O PLAN 2023-2027

28/03/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promovem na próxima quarta-feira, dia 29 de março, a partir das 9h15, o Workshop para apresentação das premissas e resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027 e Inclusão da MMGD na Carga Global.