EPE participa de debates no Brazil WindPower 2022

Imagem1.jpg

A EPE esteve presente na edição 2022 do Brazil Windpower, maior evento brasileiro de energia eólica, realizado em São Paulo entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento acontece anualmente há 12 anos.  

No dia 19/10, a EPE debateu sobre o tema da transmissão, levando aos participantes do evento os resultados dos estudos de planejamento da expansão da transmissão realizados pela EPE. Na oportunidade, o diretor Erik Rego defendeu que os investimentos na expansão da infraestrutura de transmissão vêm permitindo aumentar os intercâmbios e a flexibilidade do sistema, tirando proveito da complementaridade das fontes e empreendimentos, tanto pela diversificação de recursos como pela dispersão geográfica, contribuindo desta forma não somete para o aumento da segurança do sistema, como também pela redução ao consumidor do custo combinado de Geração mais Transmissão. Erik ainda citou como exemplo, que o crescimento da malha de transmissão impediu, mesmo no pior cenário hidrológico vivido em 2021, gargalos como os vistos em 2001/2002, quando a região Sul vertia água ao mesmo tempo em que a região Sudeste/Centro-Oeste enfrentava grave crise de abastecimento. 

No dia 20/10, o tema principal foi a energia eólica offshore, que motivou um Roadmap publicado pela EPE em 2020. Além disso, a EPE vem assessorando o Ministério de Minas na elaboração de marco para a eólica offshore, culminando com a publicação do Decreto nº 10.946/2022 e, justamente no dia 20/10, das Portarias MME/MMA nº 03/2022 e nº 52/2022 do MME, que trazem maior segurança jurídica e clareza aos processos de cessão de áreas marítimas.  

No primeiro painel do dia ("Eólica offshore no Brasil: cenário, cooperação internacional e perspectivas de desenvolvimento"), Thiago Barral, Presidente da EPE, debateu o marco regulatório e os próximos passos para o desenvolvimento do mercado offshore no Brasil. Thiago Barral teve ao seu lado na mesa de debate: Laura Porto (Neoenergia); André Leite (Equinor); Ricardo de Luca (Corio Generation); Fernanda Scoponi (TotalEnergies); e Sean Whittaker, (IFC/Banco Mundial). Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica, foi a moderadora do debate. 

Na parte da tarde, o Superintendente Adjunto Gustavo Ponte participou do painel "Eólica offshore: os caminhos regulatórios de mercado", em que os painelistas discutiram as Portarias recém-publicadas sobre os procedimentos para cessão de uso do espaço marinho para geração de energia. Gustavo abordou o papel da EPE na cessão planejada, na definição de requisitos para os estudos de potencial offshore e medições de vento. Também foram debatidos os critérios de julgamento nas licitações para cessão das áreas, a partir dos parâmetros previstos em Decreto e da experiência internacional. 

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.