EPE participa de debate sobre infraestrutura logística no Rio Oil and Gas 2022

​No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges Esteves foi responsável por fazer a mediação do debate proposto pelo painel sobre "A expansão da infraestrutura logística na promoção da concorrência e competitividade".

Dentre os debatedores ao seu lado estavam: Marcelo Bragança, Vice-Presidente Executivo de Operações Logística da Vibra Energia; Bruno Eustáquio, secretário executivo do Ministério de infraestrutura; Camila Affonso, sócia da Leggio; Victor Bonfim, CEO da Vast Infraestrutura.

Ao abrir o painel apresentando o objetivo do debate com vários pontos de vistas para a melhor promoção da concorrência para a expansão logística, a Diretora fez um paralelo onde a concordância entre as partes para a construção de um novo mercado competitivo funcionasse como a montagem de um quebra cabeça.

Durante o prosseguimento do debate, Heloísa afirmou que falar de logística e eficiência é dar menor preço para o consumidor, e ganho em eficiência energética para fazer mais com menos. Nesse ponto, Heloísa ainda destacou o Plano Decenal da EPE para ilustrar essa ideia de transição energética.

Buscando tratar da promoção do desenvolvimento sustentável no futuro, a Diretora citou que na EPE temos a visão que o futuro descarbonizado será aquele em que um petróleo mais produtivo para o mercado será um petróleo com baixa emissão de carbono, assim como em outras áreas, como transportes que menos emitem carbono, exemplificou.

Ao final do painel, Heloísa veio falar diretamente com a EPE para reafirmar a importância da presença da empresa no evento fomentando os assuntos que vão influir no progresso do setor energético:

"A gente vem aqui pra contribuir, nesse painel em particular a gente tem uma série de planos indicativos que colaboram pro desenvolvimento da infraestrutura do país, e a gente (EPE) está lançando o plano indicativo de oleodutos que olha essa logística, olha o novo cenário do abastecimento e tenta colaborar com as decisões dos agentes privados reduzindo a simetria de informação, reduzindo os custos para a sociedade, tentando com isso promover um desenvolvimento eficiente da infraestrutura que leve a garantia do abastecimento nacional, e menores custos pra população. Então a gente está muito feliz, acho que é muito importante a EPE estar nesse evento e ser reconhecida como quem junta todos, quem agrega todas essas visões na direção de um abastecimento nacional competitivo."


Notícias Relacionadas

Angela Livino participará do XI Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira

21/09/2023 - O evento reúne os principais os principais policy makers da área, especialistas, líderes empresariais e autoridades da matriz energética para debates, palestras e networking estratégico. Serão debatidos temas como investimentos e volume de negócios no Brasil; papel estratégico do gás natural na matriz energética brasileira; modernização do setor elétrico; transição energética e mercado de Carbono.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE divulga atualização da programação de estudos de planejamento da transmissão - Agosto de 2023

18/09/2023 - Atendendo ao disposto no §4º do Art. 3º da Portaria nº 215, de 11 de maio de 2020, a EPE divulga o 2º Informe Trimestral acerca do estágio de execução dos estudos de transmissão previstos de serem realizados sob a sua coordenação ao longo do ano de 2023, incluindo eventuais atualizações de cronograma, conforme previamente acordado com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME. Consulte aqui a programação.

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO IV – Nº14

14/09/2023 - Nesta edição, o comportamento nas classes de consumo comercial, industrial e residencial, de abril a junho de 2023, é analisado no contexto da conjuntura econômica e da dinâmica do mercado de eletricidade no Brasil e em suas regiões