EPE participa de debate sobre infraestrutura logística no Rio Oil and Gas 2022

​No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges Esteves foi responsável por fazer a mediação do debate proposto pelo painel sobre "A expansão da infraestrutura logística na promoção da concorrência e competitividade".

Dentre os debatedores ao seu lado estavam: Marcelo Bragança, Vice-Presidente Executivo de Operações Logística da Vibra Energia; Bruno Eustáquio, secretário executivo do Ministério de infraestrutura; Camila Affonso, sócia da Leggio; Victor Bonfim, CEO da Vast Infraestrutura.

Ao abrir o painel apresentando o objetivo do debate com vários pontos de vistas para a melhor promoção da concorrência para a expansão logística, a Diretora fez um paralelo onde a concordância entre as partes para a construção de um novo mercado competitivo funcionasse como a montagem de um quebra cabeça.

Durante o prosseguimento do debate, Heloísa afirmou que falar de logística e eficiência é dar menor preço para o consumidor, e ganho em eficiência energética para fazer mais com menos. Nesse ponto, Heloísa ainda destacou o Plano Decenal da EPE para ilustrar essa ideia de transição energética.

Buscando tratar da promoção do desenvolvimento sustentável no futuro, a Diretora citou que na EPE temos a visão que o futuro descarbonizado será aquele em que um petróleo mais produtivo para o mercado será um petróleo com baixa emissão de carbono, assim como em outras áreas, como transportes que menos emitem carbono, exemplificou.

Ao final do painel, Heloísa veio falar diretamente com a EPE para reafirmar a importância da presença da empresa no evento fomentando os assuntos que vão influir no progresso do setor energético:

"A gente vem aqui pra contribuir, nesse painel em particular a gente tem uma série de planos indicativos que colaboram pro desenvolvimento da infraestrutura do país, e a gente (EPE) está lançando o plano indicativo de oleodutos que olha essa logística, olha o novo cenário do abastecimento e tenta colaborar com as decisões dos agentes privados reduzindo a simetria de informação, reduzindo os custos para a sociedade, tentando com isso promover um desenvolvimento eficiente da infraestrutura que leve a garantia do abastecimento nacional, e menores custos pra população. Então a gente está muito feliz, acho que é muito importante a EPE estar nesse evento e ser reconhecida como quem junta todos, quem agrega todas essas visões na direção de um abastecimento nacional competitivo."


Notícias Relacionadas

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE publica o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024

19/06/2024 - NO ANO DE COMEMORAÇÃO dos 20 anos da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e, em cumprimento ao estabelecido em sua lei de criação, a EPE apresenta ao público mais uma edição do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024 – ano base 2023, documento que contém as informações consolidadas sobre quanto e como se usou energia no Brasil em 2023.

EPE lança versão em inglês do Webmap EPE

19/06/2024 - ​A EPE agora disponibiliza a versão em inglês do Webmap EPE, visando tornar as informações mais relevantes sobre o setor energético brasileiro acessíveis ao público estrangeiro.

EPE na Macaé Energy 2024

14/06/2024 - ​11a130624 MACAE 02 HB.jpgA Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, foi convidada para fazer uma palestra no painel Energias em Foco - Caminhos da Transição, na primeira edição da Macaé Energy 2024, realizada de 11 a 13 de junho, no Royal Palace Macaé Hotel, em Macaé/RJ. Heloisa também participou do lançamento do Caderno de Transição e Integração Energética, realizado ontem (dia 12).

EPE publica documento sobre as Rodadas de Licitação no Mundo em 2024

14/06/2024 - A EPE traz neste estudo uma análise de leilões internacionais de blocos exploratórios de petróleo e gás ocorridos em 2023 e previstos para 2024. Além disso, analisa também a conjuntura do setor upstream da indústria do óleo e gás e as perspectivas de futuro, junto de panoramas específicos de países selecionados.