EPE participa de debate sobre infraestrutura logística no Rio Oil and Gas 2022

​No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges Esteves foi responsável por fazer a mediação do debate proposto pelo painel sobre "A expansão da infraestrutura logística na promoção da concorrência e competitividade".

Dentre os debatedores ao seu lado estavam: Marcelo Bragança, Vice-Presidente Executivo de Operações Logística da Vibra Energia; Bruno Eustáquio, secretário executivo do Ministério de infraestrutura; Camila Affonso, sócia da Leggio; Victor Bonfim, CEO da Vast Infraestrutura.

Ao abrir o painel apresentando o objetivo do debate com vários pontos de vistas para a melhor promoção da concorrência para a expansão logística, a Diretora fez um paralelo onde a concordância entre as partes para a construção de um novo mercado competitivo funcionasse como a montagem de um quebra cabeça.

Durante o prosseguimento do debate, Heloísa afirmou que falar de logística e eficiência é dar menor preço para o consumidor, e ganho em eficiência energética para fazer mais com menos. Nesse ponto, Heloísa ainda destacou o Plano Decenal da EPE para ilustrar essa ideia de transição energética.

Buscando tratar da promoção do desenvolvimento sustentável no futuro, a Diretora citou que na EPE temos a visão que o futuro descarbonizado será aquele em que um petróleo mais produtivo para o mercado será um petróleo com baixa emissão de carbono, assim como em outras áreas, como transportes que menos emitem carbono, exemplificou.

Ao final do painel, Heloísa veio falar diretamente com a EPE para reafirmar a importância da presença da empresa no evento fomentando os assuntos que vão influir no progresso do setor energético:

"A gente vem aqui pra contribuir, nesse painel em particular a gente tem uma série de planos indicativos que colaboram pro desenvolvimento da infraestrutura do país, e a gente (EPE) está lançando o plano indicativo de oleodutos que olha essa logística, olha o novo cenário do abastecimento e tenta colaborar com as decisões dos agentes privados reduzindo a simetria de informação, reduzindo os custos para a sociedade, tentando com isso promover um desenvolvimento eficiente da infraestrutura que leve a garantia do abastecimento nacional, e menores custos pra população. Então a gente está muito feliz, acho que é muito importante a EPE estar nesse evento e ser reconhecida como quem junta todos, quem agrega todas essas visões na direção de um abastecimento nacional competitivo."


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.