EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

​O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel. O sistema usa energia solar, com recuperação de calor, que é empregado na dessalinização de água via destilação por membranas. Pela sua característica modular e baseada em energia solar, essa ilha pode ser utilizada em locais remotos, com potencial impacto social no aumento da oferta de água doce em locais do semiárido, por exemplo.

Em seu discurso Barral destacou: "Esse projeto da Ilha de Policogeração Sustentável demonstra, com maestria, como a pesquisa e tecnologia podem ser nossas aliadas para atacar questões importantes para o Brasil e para o mundo, como acesso a eletricidade e água doce. Ademais, esse projeto demonstra a importância das políticas públicas para fortalecimento das bases tecnológicas do país, impactando no desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade". Barral pontuou ainda que esse "projeto só foi possível por causa da colaboração de diversas instituições envolvidas, somando esforços de setor público e empresas, e sobretudo, dedicação de pesquisadores com uma visão e propósito claros".

De acordo com os desenvolvedores do projeto, trata-se de sistema pioneiro no país, que tem potencial para ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, "fazendas" de produção de energia solar, campos de óleo e gás nearshore, ilhas e regiões inóspitas, áreas em conflito ou de desastres ambientais.

O evento aconteceu no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou com a presença da professora Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ, e de executivos e representantes dos parceiros da iniciativa.

O projeto foi financiado pela Petrogal Brasil via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Embrapii-Coppe, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.

Na ocasião, o Presidente da EPE aproveitou para mencionar o lançamento da Plataforma Inova-e, com séries de dados integradas e interativas sobre investimentos públicos e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento em energia no Brasil. Acesse aqui a plataforma Inova-e.

Barral terminou o seu discurso parabenizando a equipe do projeto, desenvolvido em grande parte durante o período da pandemia de Covid: "Em nome do MME e da EPE, mais uma vez agradeço a oportunidade de estar aqui hoje e parabenizo a todos os envolvidos na realização desse projeto, coordenado pela professora Carolina Naveira-Cotta."

Saiba mais sobre o projeto da UFRJ aqui.


Barral na Coppe UFRJ 2.jpeg

Barral na Coppe UFRJ 1.jpeg



Notícias Relacionadas

EPE divulga resultado final do 8º Concurso Público e já pode contratar os aprovados.

29/06/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29/6), a homologação do 8º Concurso Público (edital nº 1/2022) para o provimento de 17 vagas imediatas e 119 em cadastro de reserva para os cargos de Analista de Gestão Corporativa e Analista de Pesquisa Energética.

Saiba o que muda na comunicação da EPE no período eleitoral

28/06/2022 - Atendendo à legislação eleitoral vigente e às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), algumas restrições serão implementadas no site e nas redes sociais oficiais da EPE no período de Defeso Eleitoral que, de acordo com o Calendário Eleitoral, inicia em 2 de julho e encerra em 2 de outubro (podendo ser estendido até o dia 30 de outubro, no caso de eventual 2º turno), normas especiais relativas às ações de comunicação nos órgãos da Administração Pública federal devem ser observadas.

Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia de 2022: EPE publica orientações para cadastramento

24/06/2022 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria Normativa nº 46/GM/MME, de 23 de junho de 2022, com as Diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia, de 2022 (LRCE de 2022).

EPE lança o Informe Técnico – Atualização de Preços de Referência para Estudos de Planejamento: Data-Base Março de 2022

23/06/2022 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 e a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.549/2019 (data-base: julho de 2017) considerando a data-base de março de 2022.

Lançamento do Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis no Mundo.

21/06/2022 - A EPE apresenta o Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis no Mundo, uma aplicação online que mostra os percentuais de mistura mandatória de biocombustíveis líquidos para o setor de transportes em diversos países do mundo. A aplicação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a participação da bioenergia no mundo, considerando sua diversidade e as oportunidades correlatas, como, por exemplo a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.