O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel. O sistema usa energia solar, com recuperação de calor, que é empregado na dessalinização de água via destilação por membranas. Pela sua característica modular e baseada em energia solar, essa ilha pode ser utilizada em locais remotos, com potencial impacto social no aumento da oferta de água doce em locais do semiárido, por exemplo.
Em seu discurso Barral destacou: "Esse projeto da Ilha de Policogeração Sustentável demonstra, com maestria, como a pesquisa e tecnologia podem ser nossas aliadas para atacar questões importantes para o Brasil e para o mundo, como acesso a eletricidade e água doce. Ademais, esse projeto demonstra a importância das políticas públicas para fortalecimento das bases tecnológicas do país, impactando no desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade". Barral pontuou ainda que esse "projeto só foi possível por causa da colaboração de diversas instituições envolvidas, somando esforços de setor público e empresas, e sobretudo, dedicação de pesquisadores com uma visão e propósito claros".
De acordo com os desenvolvedores do projeto, trata-se de sistema pioneiro no país, que tem potencial para ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, "fazendas" de produção de energia solar, campos de óleo e gás nearshore, ilhas e regiões inóspitas, áreas em conflito ou de desastres ambientais.
O evento aconteceu no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou com a presença da professora Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ, e de executivos e representantes dos parceiros da iniciativa.
O projeto foi financiado pela Petrogal Brasil via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Embrapii-Coppe, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.
Na ocasião, o Presidente da EPE aproveitou para mencionar o lançamento da Plataforma Inova-e, com séries de dados integradas e interativas sobre investimentos públicos e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento em energia no Brasil. Acesse aqui a plataforma Inova-e.
Barral terminou o seu discurso parabenizando a equipe do projeto, desenvolvido em grande parte durante o período da pandemia de Covid: "Em nome do MME e da EPE, mais uma vez agradeço a oportunidade de estar aqui hoje e parabenizo a todos os envolvidos na realização desse projeto, coordenado pela professora Carolina Naveira-Cotta."
Saiba mais sobre o projeto da UFRJ aqui.

