EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

​O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel. O sistema usa energia solar, com recuperação de calor, que é empregado na dessalinização de água via destilação por membranas. Pela sua característica modular e baseada em energia solar, essa ilha pode ser utilizada em locais remotos, com potencial impacto social no aumento da oferta de água doce em locais do semiárido, por exemplo.

Em seu discurso Barral destacou: "Esse projeto da Ilha de Policogeração Sustentável demonstra, com maestria, como a pesquisa e tecnologia podem ser nossas aliadas para atacar questões importantes para o Brasil e para o mundo, como acesso a eletricidade e água doce. Ademais, esse projeto demonstra a importância das políticas públicas para fortalecimento das bases tecnológicas do país, impactando no desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade". Barral pontuou ainda que esse "projeto só foi possível por causa da colaboração de diversas instituições envolvidas, somando esforços de setor público e empresas, e sobretudo, dedicação de pesquisadores com uma visão e propósito claros".

De acordo com os desenvolvedores do projeto, trata-se de sistema pioneiro no país, que tem potencial para ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, "fazendas" de produção de energia solar, campos de óleo e gás nearshore, ilhas e regiões inóspitas, áreas em conflito ou de desastres ambientais.

O evento aconteceu no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou com a presença da professora Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ, e de executivos e representantes dos parceiros da iniciativa.

O projeto foi financiado pela Petrogal Brasil via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Embrapii-Coppe, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.

Na ocasião, o Presidente da EPE aproveitou para mencionar o lançamento da Plataforma Inova-e, com séries de dados integradas e interativas sobre investimentos públicos e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento em energia no Brasil. Acesse aqui a plataforma Inova-e.

Barral terminou o seu discurso parabenizando a equipe do projeto, desenvolvido em grande parte durante o período da pandemia de Covid: "Em nome do MME e da EPE, mais uma vez agradeço a oportunidade de estar aqui hoje e parabenizo a todos os envolvidos na realização desse projeto, coordenado pela professora Carolina Naveira-Cotta."

Saiba mais sobre o projeto da UFRJ aqui.


Barral na Coppe UFRJ 2.jpeg

Barral na Coppe UFRJ 1.jpeg



Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.