EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

​O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel. O sistema usa energia solar, com recuperação de calor, que é empregado na dessalinização de água via destilação por membranas. Pela sua característica modular e baseada em energia solar, essa ilha pode ser utilizada em locais remotos, com potencial impacto social no aumento da oferta de água doce em locais do semiárido, por exemplo.

Em seu discurso Barral destacou: "Esse projeto da Ilha de Policogeração Sustentável demonstra, com maestria, como a pesquisa e tecnologia podem ser nossas aliadas para atacar questões importantes para o Brasil e para o mundo, como acesso a eletricidade e água doce. Ademais, esse projeto demonstra a importância das políticas públicas para fortalecimento das bases tecnológicas do país, impactando no desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade". Barral pontuou ainda que esse "projeto só foi possível por causa da colaboração de diversas instituições envolvidas, somando esforços de setor público e empresas, e sobretudo, dedicação de pesquisadores com uma visão e propósito claros".

De acordo com os desenvolvedores do projeto, trata-se de sistema pioneiro no país, que tem potencial para ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, "fazendas" de produção de energia solar, campos de óleo e gás nearshore, ilhas e regiões inóspitas, áreas em conflito ou de desastres ambientais.

O evento aconteceu no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou com a presença da professora Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ, e de executivos e representantes dos parceiros da iniciativa.

O projeto foi financiado pela Petrogal Brasil via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Embrapii-Coppe, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.

Na ocasião, o Presidente da EPE aproveitou para mencionar o lançamento da Plataforma Inova-e, com séries de dados integradas e interativas sobre investimentos públicos e publicamente orientados em pesquisa e desenvolvimento em energia no Brasil. Acesse aqui a plataforma Inova-e.

Barral terminou o seu discurso parabenizando a equipe do projeto, desenvolvido em grande parte durante o período da pandemia de Covid: "Em nome do MME e da EPE, mais uma vez agradeço a oportunidade de estar aqui hoje e parabenizo a todos os envolvidos na realização desse projeto, coordenado pela professora Carolina Naveira-Cotta."

Saiba mais sobre o projeto da UFRJ aqui.


Barral na Coppe UFRJ 2.jpeg

Barral na Coppe UFRJ 1.jpeg



Notícias Relacionadas

EPE recebe equipe de transição de governo

08/12/2022 - A Diretoria Executiva da EPE recebeu nesta terça-feira (06/12) em seu Escritório Central membros da equipe de transição de governo que têm atuado no tema Minas e Energia. Durante a reunião, que contou com a presença do Senador Jean-Paul Prates, a equipe manifestou interesse em conhecer os pontos de maior atenção a serem observados pela transição de governo.

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO III – Nº11

06/12/2022 - Nesta edição do Boletim Trimestral, são analisados os principais movimentos ocorridos de julho a setembro de 2022 nas classes de consumo industrial, residencial e comercial, bem como a sua associação com a conjuntura econômica verificada no período.

EPE publica nota técnica da revisão ordinária da garantia física de usinas hidrelétricas

05/12/2022 - O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no dia 02/12/2022, a Portaria nº 709 GM/MME/2022 com os Valores Revistos de Garantia Física de Energia das Usinas Hidrelétricas Despachadas Centralizadamente no Sistema Interligado Nacional, para início de vigência em 1° de janeiro de 2023.

Webinar Eficiência Energética: Ações norteadoras para as edificações brasileiras

01/12/2022 - No dia 08 de dezembro, a EPE promoverá um webinar com o objetivo de apresentar proposta de ações norteadoras para o aumento da eficiência energética nas edificações brasileiras, contribuindo para orientar a alocação dos investimentos nesse setor. Particularmente, busca identificar ações para aumentar a eficácia dos programas existentes, bem como mapear novos programas e mecanismos a fim de ampliar a eficiência energética e a competitividade da indústria nacional.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica, em novembro de 2022, ficou estável (-0,3%) em comparação com mesmo mês de 2021

30/11/2022 - Indústrias (+0,9%) e residências (+0,6%) registram expansão no consumo de eletricidade na comparação interanual. Já o consumo no comércio permaneceu estável (-0,1%), enquanto outros consumos (-4,7%) retraíram no mesmo período. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.226 GWh, alta de 1,2% em comparação ao período imediatamente anterior.