EPE lança pacote em R epe4md destinado a realizar projeções de micro e minigeração distribuída no Brasil

​A EPE inaugurou o GitHub da organização com seu primeiro produto de código aberto disponível para contribuições. O pacote em R epe4md é destinado a realizar projeções de micro e minigeração distribuída no Brasil, sendo utilizado pela EPE, por exemplo, nos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia. A partir de agora, o modelo 4MD passa a ser desenvolvido em repositório público, aumentando a transparência do trabalho e permitindo que a sociedade colabore com aprimoramentos na modelagem, via fóruns de discussão criados por "issues" do GitHub e sugestões de melhorias do código enviadas por "pull requests". 

O acesso ao modelo pode ser feito neste link ou clicando na imagem abaixo

Update Music Concept Album (3).png


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 9,1% em janeiro e registra o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica. Desde outubro de 2023 o país registra consumos recordes de eletricidade

29/02/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 46.715 GWh em janeiro de 2024, alta de 9,1% comparado a janeiro de 2023. Este foi o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.