EPE lança a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis – Ano 2023

A décima quinta edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2023. O setor sucroenergético alcançou recordes na moagem de cana, atingindo 713 milhões de toneladas, e produção de açúcar, totalizando 45,8 milhões de toneladas. Houve a manutenção do crescimento do etanol de milho (40%), chegando a 5,8 bilhões de litros, com a produção de etanol totalizando 35,3 bilhões de litros (15,4% superior a 2022).

O consumo dos combustíveis do ciclo Otto alcançou o máximo histórico, 59,1 bilhões de litros de gasolina equivalente, com o etanol hidratado ganhando participação. A bioeletricidade manteve sua participação na matriz nacional.

No setor de biodiesel, o percentual de adição obrigatória à mistura evoluiu para 12% em volume (B12) a partir de abril. Sua produção foi de 7,5 bilhões de litros, aumento de 19% em relação ao ano anterior. A soja mantém-se como a principal matéria-prima, com 69% de participação.

O biogás vem ganhando relevância no cenário nacional, com grande potencial para o setor sucroenergético. Dentre os novos biocombustíveis, merecem destaque o HVO e os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), com projetos de unidades sendo vislumbrados no médio prazo.

Em relação ao RenovaBio, em 2023, ocorreu o quarto ciclo de negociações do CBIO em mercado organizado, com alguns ajustes na operação, e o preço médio se mantendo no patamar do ano anterior.

Nesta edição, o artigo final traz ainda uma análise do potencial das técnicas de baixo risco de mudança do uso da terra na produção de biocombustíveis no Brasil, que podem servir como um vetor para recuperação de áreas no Brasil, contribuindo para a redução de emissões do principal setor emissor de GEE do país.

Clique aqui para acessar a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.