EPE faz divulgação conjunta de dois novos cadernos do PDE 2030

No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de produção de petróleo e gás natural no horizonte decenal, considerando as incertezas trazidas pela queda do preço do petróleo, diminuição da demanda e pandemia de Covid-19, nas decisões de exploração e produção de petróleo e gás natural no país.

Para o ano de 2030, a produção de petróleo esperada é de 5,26 milhões de barris por dia. No que se refere à produção bruta de gás natural prevista para o decênio, estima-se aumento de cerca de 3% em relação à projeção apresentada no plano anterior. Cabe evidenciar, entretanto, que os dados apresentados retratam uma visão base para o decênio abrangido pelo PDE 2030. E que outros cenários possíveis de produção de petróleo e gás natural serão tratados no Relatório Final do PDE 2030, em seu Capítulo 5.

De forma complementar, está sendo lançado também caderno relacionado a oferta potencial de gás natural.

Como pode ser observado, apesar da menor demanda energética causada pela pandemia de Covid-19, as previsões de oferta de gás natural no Brasil se mantiveram otimistas, dadas as perspectivas trazidas pelo Novo Mercado de Gás para o setor e da possível alteração da legislação para esse mercado. A oferta nacional, obtida pelo processamento da produção líquida proveniente dos campos onshore e offshore brasileiros, se manteve estável em relação ao PDE 2029, enquanto que a capacidade de importação nacional tem perspectivas de ampliação, dados os trâmites em andamento para aumento da capacidade do terminal de GNL da Baía de Guanabara. Na malha integrada, é previsto que de 2021 até 2030 haja um aumento na oferta potencial de 137 para 175 milhões de m³/d.

Para mais detalhes e acesso aos documentos (arquivos), visite a página do PDE 2030.

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.