EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão. A EPE esteve representada pelo Presidente Thiago Prado, pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica Reinaldo Garcia e pelo Assessor da Presidência Márcio Aurélio Costa.

Os empreendimentos que compõem esses lotes estão associados, principalmente, ao novo bipolo de corrente contínua ±800 kV Graça Aranha – Silvânia. Essa obra desempenhará um papel fundamental no aumento da capacidade de exportação de geração das regiões Norte e Nordeste do país.

A concepção dessa obra estruturante é resultado de estudos realizados na EPE, além de um grande esforço colaborativo entre diversos agentes do setor, públicos e privados. É importante destacar também que todas as novas instalações de transmissão a serem integradas à Rede Básica devem ser recomendadas por estudos de planejamento de expansão realizados no âmbito dos Grupos de Estudo de Transmissão (GET) coordenados pela EPE.

Para saber mais sobre o planejamento da transmissão acesse no site através do link abaixo:
Energia Elétrica Planejamento da Transmissão


Image.jpg

Notícias Relacionadas

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Informações sobre Garantias Físicas

03/05/2024 - A EPE é responsável pelo cálculo e revisão de garantia física da geração, seguindo metodologias e critérios definidos pelo Ministério de Minas e Energia, e disponibiliza publicamente as notas técnicas que registram os cálculos realizados.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresceu 4,6% em março, o maior consumo mensal de toda a série histórica. Temperaturas acima da média e clima mais seco favorecem o consumo, que cresce em todas as regiões do país

30/04/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.810 GWh em março de 2024, alta de 4,6% comparado a março de 2023. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE Participa do evento T&D Energy 2024

22/04/2024 - A EPE participou do evento T&D Energy, que ocorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2024, em São Paulo, com a presença de empresas da área de distribuição, transmissão e geração de energia, além de representantes da indústria e do mercado de energia elétrica.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.